Você está visualizando atualmente Deputados estaduais aprovam Projeto de Lei que cria Fundo Estadual do Turismo

Deputados estaduais aprovam Projeto de Lei que cria Fundo Estadual do Turismo

depA Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta terça-feira (9), em sessão ordinária, o Projeto de Lei do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) que cria o Fundo Estadual do Turismo (Fundetur). O projeto segue agora para a sanção da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

A Lei do Turismo também estabelece diretrizes para o desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Norte, define as atribuições do governo estadual no planejamento, desenvolvimento e estímulo do setor e cria o Comité de Planejamento Turístico, formado por representantes do Executivo e do trade.

Entre os objetivos da Lei está ainda a descentralização do turismo potiguar, o investimento nas atividades culturais, a capacitação de pessoas para trabalhar na área e criação de um plano estratégico de desenvolvimento do setor.

De acordo com o propositor do Projeto na Casa, a Lei vem num momento importante para o desenvolvimento da economia no estado. Ele argumentou, ao defender a aprovação, que, com a Lei, o Turismo deixa de ser uma política de governo para se tornar uma ação de Estado.

“A Lei do Turismo é um marco para o setor. Vai criar o fundo do Turismo, indicar as fontes de arrecadação para ele e promover o plano estratégico de desenvolvimento do setor. Essa é a primeira Lei que trata do Turismo aprovada no Rio Grande do Norte”, destacou o parlamentar.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no estado (ABIH-RN), Habib Chalita, afirmou que a aprovação da Lei “vira a página da história do Turismo no Rio Grande do Norte”. Seu sucessor, Ruy Gaspar, que assume o comando da entidade em janeiro do próximo ano, disse que considera a aprovação do Projeto “uma carta de alforria”, que dará condições ao futuro secretário da pasta para operar a atividade..

Na avaliação do presidente da Comissão de Turismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Edson Faustino, a aprovação da Lei é uma conquista para todos. “Foi um trabalho conjuntos. Nós propomos a Lei, discutimos com o trade, o deputado Gustavo Fernandes realizou audiência pública, apresentou o Projeto e chegamos a esse momento, que é um avanço para a atividade no RN”, declarou Faustino.

Representantes do trade turístico acompanharam a votação pelas galerias. Os deputados estaduais George Soares (PR), Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT), Nélter Queiroz (PMDB), Ezequiel Ferreira (PMDB), Tomba Farias (PSB) e Kelps Lima (SDD) se pronunciaram apoiando a Lei. Não houve voz destoante em relação à matéria.

Fonte: Portal NoAr

Deixe um comentário