ABIHRN

Fecomércio apresenta pesquisa do perfil do argentino que visita o RN

fecomercio 01O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, apresentou ao Governador Robinson Faria, nesta quinta-feira, 11, a pesquisa do perfil dos argentinos que visitam o Rio Grande do Norte se utilizando do voo direto Buenos Aires/Natal, implantado em setembro de 2015 num esforço do atual governo. Além de traçar o perfil dos visitantes, a pesquisa também mediu o grau de satisfação deles, as razões que os levaram a escolher o nosso estado para fazer turismo, seus gastos, e o grau de satisfação com os serviços públicos utilizados no RN durante a estadia.

Também participaram da reunião para apresentação da pesquisa, que aconteceu na Governadoria, o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar; a assessora de comunicação do Estado, Juliska Azevedo; e o diretor executivo da Fecomércio, Jaime Mariz.

A pesquisa executada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio, no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, durante os dias 31 de outubro, e 07 e 14 de novembro de 2015, mostra que o voo direto entre as duas capitais foi fator decisivo para que argentinos optassem pelo Rio Grande do Norte como destino, já que 87,1% deles estavam em sua primeira viagem ao estado. 99,3% dos turistas recomendariam o estado como destino turístico; e 94,3% deles pretendem voltar, desde que o voo direto seja mantido. Para 62,9% dos entrevistados, a experiência de visita ao estado foi satisfatória, enquanto que 35,7% disseram ter suas expectativas superadas.

“O resultado apresentado pelo presidente Marcelo Queiroz, com um alto grau de satisfação do turista que visita o RN, comprova a viabilidade do voo Buenos Aires/Natal. A partir de agora, a pesquisa será um importante instrumento para que possamos aumentar a frequência do voo vindo da Argentina e prospectar outros destinos da América do Sul, como Colômbia e Chile”, comemorou o governador Robinson Faria. De acordo com informações do Governo do Estado, o voo proveniente de Buenos Aires chega ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante trazendo, em média, cem visitantes por semana, e está com todos os assentos vendidos até o final do mês de março.

“É um resultado bastante positivo e mostra que Natal é um destino forte, que o RN é um destino forte. Agora, com os dados da pesquisa em mãos vamos trabalhar também para retomar o mercado espanhol, além de conseguir voos vindos da Alemanha, Suécia e Noruega”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, que esclareceu ainda que hoje o RN recebe sete voos diretos de quatro destinos: além da Argentina, Portugal, Cabo Verde e Itália.

“Esta é mais uma pesquisa que a Fecomércio RN realiza, cumprindo o papel de mensurar o impacto de medidas e ações públicas na nossa economia, sobretudo no comércio, serviços e turismo. Os números foram bastante positivos, destaco o nível de satisfação dos visitantes com o nosso destino (96,4%); o fato de que 99,3% pretendem recomendar o estado a amigos e parentes; o percentual de 94,3% que pretendem voltar a Natal e o gasto médio diário deles que ficou em $382,20 um número bem acima dos $210,92 que gasta por dia o turista nacional aqui. Em resumo, vimos que este é um turista desejável e com um enorme potencial para ser trabalhado por nós”, concluiu o presidente Marcelo Queiroz.

Perfil dos argentinos que visitam o RN

Argentinos 2O turista argentino que veio ao RN é adulto (61,4% possuem entre 26 e 50 anos); predominantemente do sexo feminino (60%); e com graduação completa ou pós-graduação (68,3%). A maior parcela dos entrevistados (70%) possui renda mensal individual acima dos US$ 1.524; são casados (47,1%); viajaram na companhia da família (51,4%); e gastando, em média, por pessoa, R$ 382,20 por dia. Quase 95% dos argentinos avaliaram o voo como sendo ótimo ou bom, uma vez que houve uma diminuição do tempo do percurso e de possíveis transtornos que ocorrem durante escalas e conexões. Apesar das reclamações em torno da dificuldade de acesso a transporte no Aeroporto de São Gonçalo, 83,7% dos entrevistados se mostraram satisfeitos.

A maior parte dos viajantes vieram a Natal para fazer turismo (93,7%), motivados principalmente pelas belezas naturais (88,6%), e dispensando os serviços de agências de viagem (80%). Foi a informação transmitida boca a boca (50,7%), seguida daquelas encontradas na internet (43,6%), que fizeram com que o turista argentino escolhesse o RN como destino, quase a metade deles se hospedando em hotéis da cidade.

Dados sobre os gastos dos viajantes refirmam a importância do turismo para a economia do estado, que sente reflexos positivos em segmentos como rede hoteleira, bares, restaurantes, transportes, casas noturnas, comércio, entre outros. A maior fatia das despesas durante a permanência no RN ficou com alimentos/bebidas (80%), seguido de diversão/passeios, hospedagem, compras, e transporte local.

No que diz respeito ao que mais agradou ao turista argentino em sua permanência no RN, destacam-se os atrativos naturais (96,4%). Foram apontados, ainda, com percentuais superiores a 20%, os preços cobrados, a infraestrutura e a limpeza pública. Quando convidados a dar notas aos serviços e infraestrutura, o acesso ao Aeroporto Aluízio Alves obteve a menor avaliação (nota média 7,5); seguido de atrativos históricos (7,7); comércio (7,7); e informação/sinalização turística (7,9); enquanto que os atrativos naturais e a hospitalidade obtiveram notas superiores a 9.

 

Fonte: Fecomércio RN

Publicado em 12 de fevereiro de 2016
Estamos Online!