Presidente da ABIH participa de encontro de profissionais do Turismo

cristinaO presidente José Odécio Júnior, participou do Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal, promovido pela jornalista Cristina Lira.

Durante sua apresentação, José Odécio ressaltou a importância da ABIH em prol do turismo do Rio Grande do Norte, e todo o trabalho que é desenvolvido com os associados.

Destacou a importância de se compreender que, sendo o Turismo uma das mais importantes atividades econômicas do RN, precisa que haja uma política de Estado voltada ao seu desenvolvimento e apoio, não podemos depender da boa vontade do governante de plantão. E nesse aspecto, a ABIH vem lutando para que o turismo tenha papel de destaque nas políticas publicas.

Ele também ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado em investir e divulgar o destino, uma vez que o turismo é a atividade que mais rende empregos diretos e indiretos, “o turismo engloba mais de 52 atividades econômicas, desde as mais simples, como o comercio ambulante da praia, até a hotelaria, o restaurante”, e pode, frente a um momento de crise como este, fazer toda a diferença na geração de emprego e renda, frisou.

O momento, apesar da crise econômica que o país atravessa, pode ser muito bom para o turismo do Rio Grande do Norte, pois a desvalorização do Real fará com que os brasileiros, que antes viajavam para o exterior, passem a viajar dentro do Brasil. Contudo, é preciso sermos ágeis e competentes para atrair esses turistas.

“Vale destacar o empenho  do Secretário Estadual de Turismo, Ruy Gaspar, e da presidente da Emprotur, Ana Costa, que a despeito das limitações financeiras do estado, veem realizando um grande trabalho para divulgar e fortalecer o turismo do Rio Grande do Norte. A ABIH já fez parceria com a Emprotur, Prefeitura do Natal, Convention Bureau de Natal e Fecomércio, o que permitiu participarmos de vários eventos nesse ano, e, para o segundo semestre, a pauta de eventos tá bem intensa”, disse José Odécio.

Foi muito importante a iniciativa do Governador em reduzir a alíquota do ICMS do Querosene de Aviação, tendo em vista que outros estados do Nordeste já haviam feito, e o RN estava perdendo competitividade. Tal fato permite ao RN ser mais competitivo, tanto é assim, que já colhemos os frutos dessa medida, como o voo direto de Buenos Aires, Argentina, e o Voo de Milão, na Itália, para Natal.

De acordo com dados da ABIH/RN, o fluxo de turistas no RN, no primeiro semestre deste ano, teve crescimento de 12,5% no comparativo com igual período do ano passado. José Odécio também ressaltou a qualidade da nossa rede hoteleira, “possuímos a melhor rede hoteleira do Nordeste”, entretanto, nossas tarifas, se comparadas aos nossos concorrentes diretos, é uma das menores do Nordeste, mas é preciso recuperar nossos preços, haja vista o aumento nos custos de nossos insumos, sob pena de não podermos manter a qualidade de nossos hotéis.

Outro tema abordado foi o Hub da Tam, “se conseguirmos o Hub, sem dúvidas será um grande salto, nao só para o turismo, mas para toda a economia do Rio Grande do Norte. Contudo, para isso, além das qualidades técnicas do nosso sítio aeroportuário, é preciso, também, que haja união da classe política em torno dessa luta. Vamos esquecer as diferenças políticas, esse é um momento importante para o nosso Estado. Com o HUB, haverá um incremento imediato de novas rotas internacionais e nacionais para Natal. Esse HUB colocará Natal no mapa da aviação mundial, e trará muitos turistas e negócios para o nosso estado”, concluiu.

Além de José Odécio, a edição do mês de agosto, contou também com a palestra da diretora do Aquário Natal, Adilene Brandão.

full_060220140227317653e83fee1cb5302f5cc7d6a7df7610Adilene Brandão abriu o evento contando a história do Aquário. Fundado em 1999, o local tem como foco a preservação ambiental, um trabalho todo voltado para a conscientização ambiental.

O Aquário conta hoje com cerca de 60 espécies de animais, entre eles tubarões, pinguins, peixe, além de zoológico, onde os visitantes podem vê jacarés, macacos, hipopótamo e outras espécies.

José Odécio colocou-se a disposição do Aquário, através da ABIH, para que o local seja divulgado não só entre os associados, mas também nas feiras de turismo.

O evento contou também com a presença do diretor executivo da ABIH-RN, Marcio Guedes, do vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho, do vereador Felipe Alves, do Diretor da ABIH Mardônio Fialho, do secretário de turismo de Tibau do Sul e Pipa, José Macena, do assessor da secretaria de turismo de Tibau o Sul, Francisco Soares  Junior, Dorinha Nascimento, gerente de contas representando o SERHS Natal Grand hotel, além de demais participantes de diversos setores ligados ao turismo.

Deixe um comentário