Especialistas deram dicas sobre relacionamento com clientes nas redes sociais
As redes sociais mudaram a forma de relacionamento das pessoas em todo o mundo. Foi pensando nisso que a ABIH-RN (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte) promoveu um workshop para seus associados, com o intuito de capacitá-los quanto as estratégias de marketing digital. O evento aconteceu nessa quinta-feira (6), no auditório da Associação e contou com a participação de especialistas na área de marketing e fotografia. O evento foi o primeiro de uma série de outros momentos que a ABIH-RN está organizando com o intuito de aperfeiçoar as estratégias de comunicação dos empresários.
O primeiro palestrante foi o especialista em marketing, Gabriel Pimenta. Segundo ele, o relacionamento com o cliente é algo fundamental e para isso existem ferramentas que precisam ser utilizadas de forma eficiente. “Hoje a pesquisa está a um clique de distância. Então, o setor hoteleiro precisa estar atento às mudanças de estratégias”, afirmou.
Em sua palestra, Gabriel destacou que o website é uma ferramenta muito importante para o marketing digital. “Lá o hoteleiro pode colocar o conteúdo que deseja, já que rede social é terreno dos outros”, disse. Gabriel elencou algumas características fundamentais para um bom site: ele precisa ser responsivo, ou seja, que possa ser acessado através do smartphone, ser leve, fácil de carregar, seguro e estar focado na reserva direta; estar integrado às redes sociais e ser traduzido em vários idiomas.
Na ocasião, o especialista deu várias dicas sobre como utilizar as redes sociais, destacando o Instagram e Facebook. Alertou sobre os cuidados com as violações de política de privacidade e informou sobre a estruturação correta da cota de anúncios.
IMAGENS
Outro importante detalhe para se ter um bom marketing digital é a qualidade das imagens. Segundo Gabriel, para vender bem, é preciso se mostrar bem. O especialista informou que 73% das pessoas consideram as fotografias como ponto fundamental para decidirem onde vão se hospedar. E 66% do público assiste vídeos na hora de escolher seus destinos de viagens.
O fotógrafo Elieber Luna, o segundo palestrante do evento, trouxe uma série de orientações sobre como produzir boas fotografias para os sites e redes sociais dos hotéis. A primeira dela foi que não é preciso equipamentos caros para se obter boas imagens. “Hoje em dia os celulares fazem esse papel muito bem. Costumo dizer que, se for para errar, que não seja na foto”, afirmou.
Uma das dicas que Elieber trouxe é focar nas experiências das pessoas. “Costumamos ver fotos de hotéis de piscinas e quartos vazios. É interessante que as imagens aproximem, seja algo mais humanizado. Ou seja, ter pessoas nos ambientes para mostrar que elas estão vivendo aquela experiências”, explicou. Elieber ainda deu informações sobre como produzir boas fotos, observando enquadramentos, iluminação e composição das imagens.
PALESTRANTES
Gabriel Pimenta
Formado em Administração (UFRN), especialista em marketing. 12 anos atuando no mercado: desenvolvimento de produto, agência de publicidade, agência digital e marketing político. Sócio da Agência Garagem – Presta assessoria para algumas empresas em Natal e Salvador.
Elieber Luna
Formado em publicidade e propaganda (UnP). Direção de arte avançada (ESPM)
Experiência com design de moda (RCHLO) direção de arte publicitária, fotógrafo especializado em casamentos há 6 anos e fundador da Lunacademy.
Créditos de fotos: Assessoria de Imprensa ABIH-RN e Felipe Faustino