Pela primeira vez na história, o Ministério do Turismo ofereceu apoio financeiro para a realização de ações de promoção de destinos turísticos brasileiros a todas as unidades da federação, de uma só vez. E o RN ficará com uma fatia de R$ 488,3 mil, que serão destinados para a secretaria estadual de Turismo na construção de campanhas promocionais, tanto de rotas turísticas quanto de produtos regionais, com foco no turismo interno e de proximidade (curta distância).
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), destacou a importância desses recursos para incrementar um trabalho que já vem sendo feito massivamente pelo trade turístico do estado. “Esse aporte veio em uma boa hora, uma vez que precisamos dedicar cada vez mais nossos esforços na promoção e divulgação do destino para podermos voltar ao mercado turístico regional de forma competitiva. Durante a pandemia os hotéis ficaram fechados, mas mesmo assim as empresas do turismo não pararam de investir em seus negócios esperando a volta das atividades, e esse recurso vem para nos ajudar na expectativa de um setor próspero novamente.” , comentou o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson.
Segundo o ministro Gilson Machado Neto, “Queremos que o setor de turismo, tão impactado pela pandemia, possa se recuperar e promover o seu turismo interno, seguindo todas as regras de biossegurança que garantam a proteção de turistas e trabalhadores do setor”, afirma.
A liberação dos recursos ocorrerá após apresentação de documentação ao Ministério do Turismo pelos gestores locais relacionadas a publicação dos editais para produção das campanhas promocionais, obedecendo os critérios estabelecidos na Portaria Interministerial nº 424, de 30 de dezembro de 2016.