Na última sexta-feira (24), a comitiva do Rio Grande do Norte, que contou com a participação da ABIH-RN, finalizou mais uma missão à Alemanha, uma das ações do “Projeto Verena”, fruto de uma parceria do Governo da Alemanha, através do estado da Renania-Palatinado, com a FECOMERCIO/RN, que inclui as entidades do turismo, como a ABIH-RN e o SENAC, e visa o aprimoramento da formação de mão de obra para o Turismo, através do sistema Dual de formação de mão de obra.
Encerrando a semana de compromissos, o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz, se reuniu com o Ministro da Economia, Transportes, Agricultura e Vinicultura da Renânia-Palatinado, Volker Wissing, na cidade de Mainz (capital da Renânia). A audiência finalizou a agenda de trabalhos durante a estadia na Alemanha em treinamento com foco no modelo alemão de certificação por competências para as ocupações ligadas ao turismo.
Ao longo de toda a semana, o grupo potiguar participou de uma vasta programação técnica que contou com aulas teóricas, atividades práticas e visitas a estabelecimentos de referência em gastronomia, turismo e hospitalidade nas cidades de Trier, Vulkaneifel e Meckel. A ABIH-RN se fez presente em todas as atividades e visitas, que teve a coordenação da IHK Trier, através do Sr Mathias Fuchs, e pelo consultor da IHK para Certificação por Competências, Christian Reuter.
José Odécio, presidente da ABIH-RN, considerou bastante produtiva a missão técnica à Alemanha, e destacou essa importante iniciativa da Fecomercio/RN, com o Projeto, “que pode modificar, de forma significativa, a visão que temos sobre a formação técnica e, em consequência, a formação de mão de obra aqui no Rio Grande do Norte, haja vista que o aluno durante seu período de formação técnica passa metade do seu tempo na escola e metade na empresa, o que resulta num profissional com conhecimento teórico e prático. Para que isso de fato comece a acontecer é preciso que mudemos a forma com que se qualifica a nossa mão de obra, e que também haja um maior engajamento dos empresários, que em parceria com o SENAC podemos, juntos, contribuir de forma significativa para isso. Destaco aqui, o empenho do presidente Marcelo Queiroz em levar adiante essa iniciativa”.
“O modelo alemão de capacitação profissional através do ensino dual, que alia escola e trabalho, é uma referência mundial em seu segmento. A certificação por competências que conclui este modelo de sucesso foi apresentada em detalhes para os membros da delegação que visitou a Renânia-Palatinado na última semana. Com isso, a implementação de uma certificação profissional semelhante ao modelo alemão, com bancas examinadoras formadas por professores, empresários e profissionais, para os cursos de cozinheiro, garçon, camareira e recepcionista do SENAC-RN se iniciará em julho próximo e será um passo importante para a melhoria do processo de capacitação profissional e, em última análise, da qualidade dos serviços oferecidos às centenas de milhares de turistas que visitam nosso estado todos os anos”, destacou o hoteleiro George Gosson.
O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, ressaltou a importância desse projeto para o desenvolvimento da cadeia turística do Rio Grande do Norte. “O Projeto Verena é uma ampla parceria nossa com o Governo Alemão, e que conta com o apoio e o suporte da Câmara de Comércio da cidade de Trier. No seu conjunto de ações, estimulamos e ajudamos a implantar um nível inédito de profissionalização dos nossos destinos turísticos, desde os modelos de formação de mão obra até a formatação da relação entre o poder público e a iniciativa privada. Tudo isso redunda em reflexos diretos na atividade turística, que é um dos pilares da nossa economia. Esta nossa ida recente à Alemanha, na qual finalizamos o treinamento dos técnicos e empresários que irão atuar nas bancas examinadoras do modelo de formação de mão de obra por competências, inspirado no consagrado regime Dual e 100% integradas com as necessidades e anseios do mercado, é apenas uma das vertentes do projeto que, a nosso ver, já começa a transformar, para muito melhor, o trabalho de toda a cadeia turística norte-rio-grandense”.
De maneira resumida, o objetivo central desta missão técnica foi exatamente conhecer mais a fundo o modelo de formação realizado na Alemanha, reconhecido em todo o mundo, buscando formas de adaptá-lo à realidade brasileira, trazendo ganhos aos profissionais e às empresas norte-rio-grandenses.
Participaram da missão, além do presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o presidente da ABIH-RN, José Odécio e o diretor da ABIH—RN, George Gosson, Axel Geppert, Consul da Alemanha no RN, além do diretor do Senac, Raniery Pimenta, os técnicos da Instituição, Rafaela Sampaio, Lucinete Araújo, Sandra Costa, Glenda Guedes, Louise Saldanha, Eliane Soares e Paulo Arsand; bem como o profissional Gustavo Pereira, maître do Restaurante Camarões. A viagem da comitiva potiguar foi custeada pelo governo Alemão, dentro do Projeto Verena.