ABIHRN

ABIH-RN marca presença na 27º FESTURIS

FEST03Encerrando o calendário de feiras do ano, o Governo do Rio Grande do Norte participou do 27º FESTURIS. O estante, que contou com a presença da ABIH-RN, EMPROTURN, Prefeitura do Natal, associados, hoteleiros e receptivos, distribuiu material e informações sobre o destino aos participantes da Feira.

O Festival de Turismo de Gramado – FESTURIS realizou sua 27ª edição e, não é a toa, esse é um dos mais consagrados festivais do segmento em toda a América Latina, e um dos principais eventos de turismo do Brasil. Numa das principais cidades turísticas do país, o trade se reúne, negócios são fechados, a atividade é discutida e fomentada.

festForam dois dias de muitas atividades, novidades e geração de negócios. Com estandes belíssimos na feira, a movimentação foi intensa no Serra Park. Com intensa participação do trade, empresários do setor, imprensa e muita geração de negócios, o saldo foi positivo. Destaque para a diversidade dos estandes que com muitos atrativos, cor, novidades e aposta no consumidor final, prenderam a atenção dos visitantes promovendo o destino de forma incisa.

Marcio Guedes, diretor executivo da ABIH-RN ressaltou a importância da Feira, “é uma feira muito organizada e de repercussão nacional e internacional. Contou com estandes de muitos países. As pessoas desejam conhecer Natal e o Rio Grande do Norte. Esse ano o nosso destino voltou com força na participação de feiras, festivais e workshops. O ano de 2016 estaremos mais fortes, o turismo vai ajudar, e muito o governo do RN a enfrentar essa crise econômica. Nossa parceria entre público/privado está colhendo resultados positivos. O trabalho continuará”.

IMG_2176“ O principal motivo do sucesso de Gramado é exatamente essa parceira público, privado e sociedade, pois conseguiram enxergar que o turismo é a grande vocação de emprego e renda para o município. Realmente Gramado é hoje uma referência como destino para o Brasil todo. Não é a toa que com esse sucesso, eles recebem 6 milhões de  turistas por ano”, ressaltou Marcio Guedes.

Ana Costa, presidente da EMPROTUR ressaltou a importância da presença do Estado em eventos deste porte, “é muito importante o Rio Grande do Norte voltar a participar das principais feiras de turismo nacionais e internacionais, mesmo com todas as dificuldades e como recebemos a secretaria, conseguimos graças aos recursos do RN Sustentável, e parcerias com a ABIH, Setur, Fecomercio e o trade, hoteleiros e receptivos, que voltou a participar massivamente”.

“Fechamos 2015 com 3 voos internacionais (Buenos Aires, Milão e Cabo Verde), 19 fretamentos na alta temporada, o Rio Grande do Norte voltou a ter destaque nas principais operadoras do país. Neste ano, até setembro, houve um incremento de 20% na ocupação da rede hoteleira. Para 2016, as expectativas são as melhores possíveis,  com a regulamentação do Fundetur, que já começa com 10% dos recursos da comunicação destinados ao setor de turismo, além de R$ 3 milhões que conseguimos através de emendas parlamentares dos deputados estaduais. O ano de 2016 promete, já que 2015 conseguimos muita coisa sem dinheiro, 2016 os frutos serão melhores ainda”, concluiu.

IMG_2193“É muito importante a presença de Natal em feiras deste porte, uma vez que o Festival de Turismo de Gramado é uma das principais feiras da América Latina. Fechamos com chave de ouro o ano, que foi de reconquistas para o nosso turismo. O turismo tem se mostrado, mesmo em período de crise, uma atividade econômica extremamente equilibrada”, ressaltou Iury Bagadão, diretor de promoções turísticas da Setur Natal.

O presidente da ABIH-RN, José Odécio Júnior, fez um balanço positivo da participação da associação nos vários eventos neste ano, “a parceria da ABIH com o Governo do Estado –  Emprotur, Secretaria Municipal de Turismo – Sectur e Fecomércio, é bastante positiva, reafirmando assim, o compromisso da entidade em manter e ampliar essa parceria com vistas à promoção e divulgação do Rio Grande do Norte”.

Segundo a Organização Mundial de Turismo, em 2014, enquanto a economia mundial mantinha o pessimismo impulsionado por uma das maiores crises das últimas décadas. O setor mostrava vitalidade. Registrava um crescimento de 4,4% no número de viagens internacionais, com movimentação de mais de 1 bilhão de turistas e geração de 1,2 trilhão de dólares. No Brasil, pela primeira vez se ultrapassou a marca de 6 milhões de turistas internacionais. Somente no ano passado, o país receber 6,4 milhões de visitantes estrangeiros e foram realizadas mais de 206 milhões de viagens domésticas. O setor representa 9,6% do PIB, contribuindo para mais de 3 milhões de empregos e é o quinto item da pauta de exportações do país.

A grande novidade este ano do Festival de Turismo de Gramado, foi o FESTURIS Gastronomia, que recebeu grande participação, principalmente para as Aulas Shows. Na arena gastronômica, chefs renomados, mestres cervejeiros, barristas foram desafiados  s mostrar um pouco da gastronomia dos destinos presentes ao longo da Alameda Gastronômica.

IMG_2145A programação também foi intensa nos salões de Entretenimento, Religioso e Cultural, Acessibilidade, GLS e Tecnologia que vieram repletos de novidades. Além disso, as salas de capacitações foram o grande diferencial, oferecendo conhecimento para os profissionais interessados em cada vez mais se profissionalizar.

A feira reuniu 2.500 expositores em 410 estandes, foram registrados cerca de 14 mil visitantes em dois dias de evento, 3% maior em relação ao ano passado, e a expectativa é de que o Festival gere um volume de negócios de R$ 212 milhões no próximo ano. Já o impacto econômico no município foi de cerca de R$ 14 milhões.