Divulgar o Rio Grande do Norte no mercado do turismo internacional, para atrair cada vez mais estrangeiros para as terras potiguares. Esse foi o objetivo do stand do RN na WTM Latin America, considerada a principal feira de turismo do continente, que se realiza entre os dias 29 e 31 de março, em São Paulo. O evento reúne mais de 650 expositores e representantes do setor turístico de países latino-americanos e também de outras partes do mundo.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN), marcou presença em mais essa ação de divulgação do destino. O presidente José Odécio Júnior ressaltou a importância da feira para o setor, “a WTM é uma feira importantíssima porque estão aqui todas as operadoras do mundo, onde os contatos são feitos de forma muito objetiva para a hotelaria, eles vem mesmo com o intuito de fechar parcerias, discutir tarifas, fazer negócios, a WTM é uma feira que todo hoteleiro deve participar”.
“E a ABIH como sempre têm sido parceira nos eventos realizados, que visam a divulgação do Rio Grande do Norte. Portanto, a ABIH-RN não tem se furtado do seu papel como ente do setor privado de atuar fortemente na divulgação, solidificando sua parceria com o Governo do RN, através da Emprotur e da Secretaria Estadual de Turismo. Dessa forma a ABIH-RN tem desenvolvido um papel fundamental nesse processo e isso tem sido fundamental para marcar a presença do nosso setor nesses eventos. O Turismo é de fato um setor que contribui muito para a economia do RN e que deve ser apoiado e incentivado. Divulgar e promover nosso destino é fundamental”, disse o presidente da ABIH-RN.
“Todas as reuniões foram importantes, todas trataram da venda do RN, um trabalho permanente, que visa manter o Estado em evidência. Tivemos reuniões com vários operadores, inclusive operadores novos que nunca tinham vendido o destino, daí a importância de se fazer presente nessas feiras. Portanto é uma feira que surpreendeu pela objetividade com que as coisas estão acontecendo. Recebemos operadores de vários países da América do Sul, e da Europa, enfim, de todos os principais operadores internacionais, todos presentes no stand do Rio Grande do Norte, que, alias, foi um dos mais visitados. Portanto a feira foi muito importante” concluiu José Odécio.
Além das presenças do secretário Estadual de Turismo, Ruy Gaspar e da presidente da Emprotur, Ana Maria Costa, a feira contou com a presença do Governador Robinson Faria, que se fez presente no stand do Rio Grande do Norte. “Foram reuniões muito ricas, em que tratamos de medidas que devem começar a trazer resultado em breve. No ano passado já registramos um crescimento no turismo do RN superior a 20%, mas meu principal objetivo é fortalecer cada vez mais a atividade, gerando emprego e renda para o povo potiguar. Especialmente em um ano difícil para a economia, o turismo precisa e deve receber uma atenção especial”, declarou o governador Robinson Faria.
O secretário de Turismo Ruy Gaspar destacou a importância do Rio Grande do Norte se fazer presente neste que é o principal evento de turismo da América Latina. “O RN vinha, há alguns anos, ausente desses grandes eventos. Agora está aqui com um stand muito bonito, movimentado, atuando em uma série de reuniões com a presença do governo e de representantes do trade turístico, da ABIH, do Natal Convention, mostrando a força da atividade no nosso Estado”, disse.
Ana Maria Costa, presidente da Emprotur, afirmou que ao longo dos três dias da WTM, que se encerra nesta quinta, o RN está participando de diversas rodadas de negociação, abrindo novas possibilidades para o turismo em território potiguar. “Estamos realizando reuniões com operadores de turismo de vários países da América Latina, e até de outros continentes, que estão aqui representados”, conta a presidente da Emprotur, Ana Maria Costa.