ABIHRN

ABIH-RN participa de audiência na Câmara de Natal sobre o alto preço das passagens aéreas

WhatsApp Image 2019-04-15 at 10.34.24

 

Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Natal, o presidente da ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), José Odécio, cobrou, mais uma vez, explicações das companhias aéreas sobre os elevados preços das passagens. Ele também fez um apelo aos senadores Jean Paul Prates e Zenaide Maia que pediram vistas a Medida Provisória 863/2018 para votarem a favor, em benefício da economia do Estado. Essa medida provisória quebra o monopólio das empresas aéreas e vai permitir que haja concorrência no mercado aéreo brasileiro.

A audiência solicitada pelo vereador Paulinho Freire (PSDB) e subscrita pelos vereadores Nina Souza e Felipe Alves teve como objetivo debater voos regionais, altos preços de passagens, cancelamento de rotas, aquisições e alternativas para a redução da tarifa aérea.

Em debate no plenário da Câmara Municipal, José Odécio defendeu a importância do fim do monopólio das empresas que atuam no Brasil. “É preciso quebrar esse monopólio para promover a concorrência para reduzir os preços das tarifas que são, sobretudo, abusivos para o nosso Estado. Somente com o aumento da concorrência resolveremos o problema dos preços abusivos, e assim ajudar o Brasil e o RN”, ressalta.

Paulinho Freire enfatizou que o valor cobrado pelas passagens aéreas em Natal prejudica toda uma cadeia. “Temos que agir. Todos nós devemos nos unir para buscar novas saídas para este impasse. Mesmo com incentivos como a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, por exemplo, os dados são preocupantes para toda uma cadeia da economia. Assim a solução está nas mãos dos nossos senadores”, explica.

A secretária Estadual de Turismo, Ana Maria Costa, explicou que há um plano de ação para ampliar a malha área para o RN. A Secretaria por sua vez, tem conversado com as companhias aéreas para ampliar a quantidade de voos e assentos existentes.

Participaram da reunião, representantes do trade turístico (ABAV, Abrasel, Convention Bureau), Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Fecomércio, os deputados Hermano Morais e Ubaldo Fernandes, os vereadores Klaus Araújo, Raniere Barbosa e Ana Paula Araújo