O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), José Odécio, esteve presente neste domingo, 03/11, na recepção do voo inaugural da companhia aérea Corendon, que liga a cidade de Amsterdã, na Holanda, à capital Potiguar.
Esse primeiro voo inaugural vindo da a Holanda, trouxe para o RN mais de 170 passageiros. Além do presidente da ABIH-RN, estiveram presentes Dick Gusseen, Diretor de Marketing da Corendon, Antenor Madruga, vice governador do estado, Álvaro Dias, Prefeito de Natal, Antônio Modesto, Prefeito de Tibau do Sul, Luiz Eduardo, Prefeito de Maxaranguape, Bruno Reis, Diretor Presidente da Emprotur, Fernando Fernandes, Secretario De Turismo de Natal, Raniery Pimenta, Diretor do Senac, Francisco Barbosa, Gerente Executivo do Natal Convention Bureau, e Michelle Pereira, presidente da ABAV-RN, além de representantes do Trade Turístico do RN.
O momento foi marcado pelo batismo do avião, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar, e os passageiros foram recepcionados com música, água de coco, dança e brindes, em ação promocional organizada pela Emprotur, Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, Aeroporto de Natal, Corendon, Prefeitura de Natal, Maxaranguape e de Tibau do Sul, alem do apoio da ABIH/RN, Sistema Fecomércio e Sebrae.
“Ressalto aqui o trabalho que começou lá atrás, há mais de dois anos, onde recebemos aqui o presidente da Coredon, Atilay Baty, e desde aquele momento ele firmou um compromisso de trazer um voo charter da Holanda para o Rio Grande do Norte, e hoje chegou à concretização desse feito que vai durar até abril de 2020. Esperamos também outras temporadas desse voo, haja a vista que o turista holandês vai passar em média de 7 a 14 dias aqui no estado, e numa temporada esse voo deixa na economia do RN mais de 10 milhões de dólares. Ressalte-se que o investimento em promoção e divulgação do RN, para tornar esse voo viável, que a Corendon está fazendo, é da ordem de 1 milhão de euros. Vê-se assim que é muito importante apoiarmos essa iniciativa, pois além de termos os turistas deste voo, outros podem vir por meio de outras operadoras. Com isso se abre uma janela de oportunidades, não só para o turismo, mas para outros negócios, portanto, vamos nos esforçar para mantê-lo. Que os holandeses sejam muito bem-vindos.” Comentou o presidente da ABIH-RN, José Odécio.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, fez questão de destacar, em visita a Holanda em janeiro deste ano, a importância do investimento que a Prefeitura realizou e o impacto esperado na economia da cidade. “Natal é um destino muito bem aceito entre os europeus. Nossas águas quentes e o sol o ano inteiro são um convite irrecusável aos turistas dessa parte do mundo. Tenho certeza de que o voo será um sucesso e que teremos muitos outros desdobramentos desta ação”, afirmou o prefeito.
“Importante ressaltarmos a forma como as ações que envolvem a atividade turística incrementam e geram retorno financeiro, segundo a Corendon durante toda a operação desse voo receberemos cerca de oito mil turistas europeus, o que pode representar mais de R$40.000.000,00 na economia do nosso estado. E além disso, ainda pelo mesmo levantamento, esses turistas são casais e famílias que vêm passar cerca de sete dias no RN, escolhendo como principal destino as cidades de Natal, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul”, explicou a secretária de turismo do estado, Aninha Costa.
A operação do voo é numa aeronave 737-800, que atenderá o período de alta temporada e o início da baixa, e acontecerá todos os domingos, chegando ao Aeroporto de Natal às 15h35 e partindo às 16h35. A partir do dia 19 de dezembro a companhia aérea aumentará a frequência incluindo voos também às quintas-feiras, nos mesmos horários de chegada e partida. O avião tem capacidade para 189 passageiros e a previsão do tempo de voo é de cerca de 9h, a rota Amsterdã – Natal.