A ABIH-RN participou, na última quinta-feira, 18, na sede da Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Sedec), de mais uma reunião da Câmara Setorial de Comércio e Serviços do Estado (CSCSE), da qual participam vários entes públicos, privados e fundações, cujo objetivo é debater os principais temas do setor.
Na ocasião o presidente da ABIH-RN, José Odécio, apresentou, em nome da Fecomércio-RN (Câmara Setorial do Turismo), algumas das reivindicações e propostas do setor hoteleiro e turístico. Dentre as principais reivindicações está a mudança de postura no sentido de dar melhor uso a espaços e equipamentos do estado, tais como o Forte dos Reis Magos, o Parque das Dunas, a Via Costeira, o Morro do Careca, dentre outros, para se tornarem atrativos, tanto para o cidadão natalense, quanto para os turistas. Também consta nas propostas uma melhor gestão e desburocratização do licenciamento ambiental, para permitir maior segurança jurídica e agilidade, e com isso garantir a atração dos investimentos de que o setor tanto precisa. Foi solicitado que as empresas do ramo turístico tenham incentivos fiscais nos moldes do que é dado à indústria, para assim ter-se competitividade, especialmente no se refere aos insumos e aquisição de equipamentos.
“É preciso que se reconstrua os acessos, que se altere a legislação e que se inove na oferta de novos produtos para incrementar a atividade turística na cidade de Natal. Outro aspecto importante é que haja um incentivo às empresas de turismo, sejam receptivos ou hotéis, com a política de redução de impostos na aquisição de equipamentos para a renovação da infraestrutura”, comentou o presidente José Odécio.
As reivindicações do Setor foram adicionadas à apresentação da Fecomércio, junto com a de entidades públicas e privadas, e em breve será entregue à governadora Fátima Bezerra.