O presidente da ABIH-RN, José Odécio, participou do Seminário Internacional Agora RN, na tarde desta quarta-feira (12) no Hotel Barreira Roxa, promovido pelo Grupo de Comunicação Agora RN, onde foi discutido boas práticas de urbanismo e sugestões para a Revisão do Plano Diretor.
O evento contou com palestrantes de níveis nacional e internacional, como os arquitetos e urbanistas Gustavo Rocha, Maria Cristina Trovão Santana e Manuel Salgado, além da presença do poder público do Rio Grande do Norte, aí incluídos vereadores de Natal, bem como diversos representantes da sociedade civil organizada e demais interessados.
O presidente da ABIH-RN, José Odécio, destacou a importância do evento no momento em que se discute a mudança do atual Plano Diretor de Natal, ressaltando a necessidade de avanços na legislação urbana da capital, tendo em vista que a cidade do Natal parou no tempo, e é preciso haver modernização e se melhorar a relação entre as atividades econômicas, como o turismo, com a cidade, recuperando espaços hoje abandonados, como as praias, o centro histórico da Cidade Alta e da Ribeira. “Precisamos avançar nessa legislação que isola o turismo da cidade, integrar a via costeira, para permitir que ali se possa ter uso misto, assim como s
da praia dos Artistas até a Redinha, precisamos fazer um mix com residências e comércios, porque o turista não quer vir a natal para se isolar da população, ele quer conviver com a população e temos que permitir que isso aconteça.”, comentou o empresário.
“Estamos perdendo espaço para cidades como Maceió, Fortaleza e João Pessoa, justamente porque estamos renegados a um atraso proveniente dessa legislação de Natal. O apelo que eu faço é que de fato as discussões progridam e que os vereadores aqui presentes enxerguem o futuro da cidade como um futuro passível de trazer ao natalense o orgulho de sua cidade, e que possamos renovar nossos espaços urbanos, visto que nossa orla está completamente abandonada. Portanto, a ABIH se preocupa com o desenvolvimento da cidade e por isso parabenizo ao Grupo Agora RN pelo evento para que possamos discutir melhor esses temas.” Completou José Odécio.
A palestra inicial foi do arquiteto Gustavo Rocha, Superintendente de Infraestrutura do Porto Digital do Recife. Ele falou sobre a construção do parque tecnológico localizado no terminal portuário da capital pernambucana, o qual atualmente conta com 339 empresas e, com isso, está promovendo a ocupação e revitalização do bairro antigo de Recife.
A segunda palestrante foi a arquiteta Maria Cristina Trovão Santana, Coordenadora de Uso do Solo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), que falou da experiência de Curitiba no tocante ao uso do solo e da mobilidade urbana, referência no Brasil.
A última palestra foi do arquiteto português Manuel Salgado, que foi vereador (cargo aqui chamado de secretaria) de Urbanismo e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa até 2019, e atualmente preside a Sociedade de Reabilitação Urbana de Lisboa (SRU). O Sr. Manoel Salgado mostrou intervenções urbanas produtivas na capital portuguesa, concluindo que os espaços públicos precisam ser aproveitados e revitalizados, ações essas que fez de Lisboa uma das melhores cidades do mundo, mostrando como é importante conciliar o desenvolvimento urbano com a sustentabilidade, e a recuperação de bairros antes abandonados, hoje valorizados. Tudo isso feito em parceria com a iniciativa privada.
O diretor-geral do Grupo Agora RN, Alex Viana, destacou: “A iniciativa se deve à preocupação do Agora RN com as atividades voltadas para coletividade. Natal requer planejamento urbano para o desenvolvimento e melhoria urbana. Os palestrantes trazidos são três referências em experiências de urbanísticas. As sugestões discutidas podem servir de inspiração para a Revisão do Plano Diretor de Natal”.
O evento teve o patrocínio da Federação do Comércio do RN (Fecomércio), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Hotéis Aram, Bello Mare Hotel e Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). A organização ficou por conta da Pypa Urbanismo e Desenvolvimento Imobiliário.
Toda a programação do seminário Agora Natal foi transmitida pela Rádio Agora FM (97,9). Quem não acompanhou ao vivo pode assistir às palestras na página do Agora RN no YouTube e no Facebook.