Fonte: Tribuna do Norte
O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal, espera um fluxo de 254 mil passageiros para a alta temporada de verão. É o que informa a Inframerica, administradora do Aeroporto de Natal, informando ainda que o fluxo representa um movimento 10,3% maior que o registrado no mesmo período de 2017. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a alta temporada de verão terá início em 17 de dezembro e se estende até o dia 6 de janeiro de 2019.
Por conta das festividades de final de ano, início da alta temporada de verão, estão previstos 181 voos extras para o último mês de 2018. A movimentação aérea deverá ser de 1.782 pousos e decolagens. Já para o mês de janeiro de 2019, a expectativa é de 1.977 voos, sendo 387 extras.
Ainda de acordo com a Inframerica, os dias com os maiores fluxos de passageiros devem ser 22, 23, 29 e 30 de dezembro, vésperas das comemorações de Natal e Ano Novo. A Inframerica calcula para as datas um movimento diário de 42 mil passageiros. A maioria dos voos têm como origens o Centro-Oeste e do Sudeste do país.
Para quem for viajar, a Inframerica recomenda que os passageiros cheguem com pelo menos 1h30 de antecedência para voos nacionais e 2h para internacionais. Além disso, para agilizar o andamento dos processos na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Tablets e laptops também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas.
A Infraamérica ressalta ainda que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes, líquidos e inflamáveis. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, a recomendação é para transportar os itens na bagagem despachada.
Veja outras informações importantes para ter uma viagem tranquila:
Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal, pelo site ou pelo aplicativo do Aeroporto.
A Inframerica lembra que os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao “Achados e Perdidos”. O atendimento ocorre no balcão de informações, localizado no saguão de embarque, no primeiro piso. Serviço de atendimento aberto 24h e o telefone de contato é o (84) 3343-6060. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.
Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivos de segurança, não deixe seus pertences desacompanhados.
O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.
Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações
Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros, as corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular.