A rede hoteleira de Natal está vivendo um boom nesta semana com a realização da partida entre Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, realizada nesta quinta-feira (06), na Arena das Dunas. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/RN), a ocupação chegou a 69,57% durante a semana.
O presidente da ABIH-RN, José Odécio Jr, avalia que a vinda da partida ajudou a esquentar o setor já no fim da baixa temporada. “A ocupação nesta semana pré-jogo deu uma melhorada significativa. Sem falar que um evento desse porte traz uma repercussão imensa para o destino, porque a gente passa a semana em evidência na mídia. Quem já tinha viagem programada ganha mais um atrativo em Natal e quem nunca assistiu a um jogo da seleção faz o investimento”, avalia.
Na avaliação do presidente, a ocupação da rede hoteleira deve alcançar seu máximo na noite em que o jogo for realizado, já que o horário, às 21h45 (horário de Brasília) deve implicar a estadia mínima de uma diária. “Estamos recebendo principalmente turistas da região Nordeste, vindos de Fortaleza, Recife e até mesmo de João Pessoa que normalmente são cidades que disputam com a gente. A expectativa é de uma ocupação boa ao longo da semana, durante toda a passagem da seleção”, explica José Odécio lembrando ainda que o fim de semana após o jogo também acaba sendo beneficiado.
O setor comemora ainda a divulgação do destino em véspera de férias escolares. De acordo com a ABIH, o período é o ideal para atingir o público que está pesquisando destinos para as viagens de fim de ano e durante o Verão.
O presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, também destacou o poder do futebol como ferramenta de divulgação turística. Segundo ele, “essa vinda do jogo coloca o RN em todos os níveis de mídia já que todos os principais meios de comunicação estão presentes, grandes redes de televisão e rádio. Além do turismo, estamos ainda divulgando a Arena das Dunas, um equipamento esportivo de primeiro mundo, o que pode gerar novos negócios, mais partidas, eventos nas mais diversas áreas”.