ABIHRN

Maior estátua cristã do mundo está no Brasil, no Rio Grande do Norte

Há pouco mais de dez anos, Santa Cruz, a 115 quilômetros de Natal, era mais uma das pacatas e pitorescas cidades do interior do Rio Grande do Norte, na região conhecida como Trairi. Grande produtora de frango, seguia sua vida com seus poucos mais de 40 mil habitantes.

Com a construção do Santuário de Santa Rita de Cássia, onde está a maior estátua cristã do mundo, com 56 metros de altura (o Cristo Redentor tem 36 metros), majestosa sobre o Monte Carmelo, a cidade passou a ser um importante polo de Turismo religioso no Estado, atraindo também o Turismo rural, o ecoturismo e ressaltando o trabalho de artesãos locais e dos restaurantes com a gastronomia raiz do Estado.

Santa Rita de Cássia é a padroeira da cidade e, portanto, sua existência é mais que justificada, e a Prefeitura decidiu, a partir de sua construção, investir no Turismo religioso. Um teleférico, do mesmo fornecedor dos já conhecidos Unipraias, em Santa Catarina, e Bondinhos de Canela, no Rio Grande do Sul, já foi comprado e será instalado em 2022, depois de uma licitação para exploração da atração. O percurso sairá da igreja matriz, dedicada a Santa Rita, e percorrerá 850 metros até a base da estátua.

No entorno, da imagem toda uma estrutura com capela, espaços para missas campais, exposição de uma réplica do corpo da santa e de uma relíquia recebida da Itália, lojas, lanchonete, barracas de ambulantes que beneficiam 160 famílias locais, local para oferendas e velas e até uma sacada para soltar fogos e rojões em homenagem à santa.

A estátua é vista desde a estrada e na cidade é referência, ora mais perto, ora mais distante. De todos os ângulos é belíssima e mostra como o Turismo precisa de ousadia, empreendedorismo e vontade política. Com produtos alinhados com a comunidade e a cidade onde estão. A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, conta que o santuário tem atraído investimentos hoteleiros na região e ajudou outros segmentos e, claro, levou emprego e renda à comunidade. A expectativa agora é para a instalação do teleférico. O equipamento já está na cidade e o terminal ao lado da igreja matriz também está erguido.

Inaugurada em 2010, com investimentos de R$ 6 milhões, a imagem de Santa Rita de Cássia colocou Santa Cruz no mapa do Turismo estadual e agora regional. O maior movimento é nos finais de semana e a cada dia 22, já que a santa é homenageada oficialmente em 22 de maio.

VISITE TAMBÉM
Festa da Padroeira: 13 a 22 de maio, com o Auto de Santa Rita, a santa dos impossíveis
FestFrango, em novembro – a cidade, que comemora aniversário dia 30 do mesmo mês, é uma das maiores produtoras de frango do Estado
Museu Rural (ou Museu Auta Pinheiro Bezerra), com foco na preservação e promoção da vida e fauna e flora do Agreste. Precisa de agendamento: (84) 99982-3518
Parque da Borborema, oferecendo tirolsesa, rapel, arvorismo, trilhas e outros esportes: (84) 99982-3518
Complexo Cultural Santá, no centro da cidade, com obras de artesãos locais e murais que homenageiam e contam a história de Santa Rita de Cássia
Igreja Matriz, com missas de padre Vicente Fernandes, também coordenador do santuário
Associação dos Artesãos de Santa Cruz
Capelas
 de Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores, São José e São João Batista
Restaurante Bom Demais, com ótima comida raiz, incluindo carne de sol, picanha e camarão, acompanhados de macaxeira, feijão, farofa e várias comidas típicas.
Luck Viagens: a empresa tem esse e todos os passeios pelo Rio Grande do Norte em seu portfólio.

Fonte: Panrotas