O Ministério do Turismo promoveu, no último mês de agosto, Brasília, um seminário sobre o Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma ação conjunta do Ministério do Turismo com o Ministério dos Direitos Humanos, juntamente com a ECPAT Brasil (End Child Prostitution and Trafficking, na sigla em inglês), que reuniu representantes de órgãos estaduais de Turismo e de entidades do setor, que discutiram o reforço da prevenção a crimes do tipo.
Os participantes conheceram o projeto The Code, abreviação de ‘Código de Conduta para a Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual em Viagens e Turismo’. Implementado em países da América Latina. Também foi apresentado o “Manual do Multiplicador”, uma cartilha desenvolvida em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) contendo informações de conscientização e de incentivo para o desenvolvimento de projetos sociais ou montar um sistema de monitoramento. O material online pode ser adquirido gratuitamente. Clique aqui para fazer o download.
Todo o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Turismo na área incentiva a realização de denúncias ao Disque 100 do governo federal. O serviço, que funciona 24 horas diariamente, recebe ligações gratuitas de telefones fixos ou móveis de qualquer parte do país. Os relatos, analisados e encaminhados aos órgãos competentes, também podem ser feitos por meio do aplicativo Proteja Brasil, disponível para os sistemas iOs e Android, além da Ouvidoria Online do Ministério dos Direitos Humanos.