A informação sobre a saída da Inframérica da administração do aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, abre uma janela de oportunidade para que tenhamos uma nova concessionária, que possa dar dinamismo ao aeroporto de Natal, e em consequência, ajudar o Rio Grande do Norte. É o que afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no estado (ABIH), José Odécio Júnior. Para ele, essa mudança pode trazer novas perspectivas para o turismo potiguar.
“Na verdade, por razões que desconhecemos, a Inframérica sempre se manteve distante dos temas que envolvem o RN. Enquanto as concessionárias de vários outros aeroportos se movimentaram para atrair voos e companhias aéreas, a Inframerica se manteve estática, só fazendo o feijão com arroz. Ela que depende do fluxo de passageiros, nunca foi parceira das ações de promoção e divulgação do destino, salvo uma ou outra ação isolada. No geral, se manteve distante. Por isso, vemos com otimismo essa mudança, e, com isso, esperamos que uma nova modelagem de concessão possa atrair empresas que, de fato, possa ser parceira do Rio Grande do Norte e que trabalhe para fazer com que possamos aumentar o fluxo de passageiros e de turistas para cá, como aconteceu em Fortaleza. Essa mudança pode favorecer o turismo e a economia do estado “, avaliou José Odécio.
Após a confirmação sobre o pedido para relicitação e saída da gestão do aeroporto por parte da Inframérica, José Odécio Júnior acredita que não haverá prejuízo para o estado devido a previsão legal de manutenção das operações ate que um novo concessionário assuma o comando. Isso, inclusive, está no comunicado feito pela própria Inframérica.
Em reunião com o Governo do Estado e representantesdo setor de turismo, a Inframérica, assegurou que a empresa continuará operando normalmente o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, sem qualquer prejuízo aos serviços e empregos, até que seja feita nova licitação pelo Ministério da Infraestrutura e a empresa vencedora assuma. Os pousos e decolagem seguem normalmente.