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Fecomércio divulga pesquisa “Natal em Natal 2016”

Info Natal em Natal 2016Mesmo diante das turbulências econômicas pelas quais o país inteiro passa – que fizeram cair os gastos diários dos participantes da festa no ano passado – o “Natal em Natal” se consolida como um poderoso instrumento de atração turística para a cidade. Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio RN mostra que, em relação a 2015, o “Natal em Natal 2016” atraiu mais turistas, foi frequentado por mais famílias e teve um número maior de potiguares oriundos de outras cidades do Estado.

A pesquisa – que ouviu 701 pessoas entre os dias 20 e 30 de dezembro do ano passado – aponta que 78,3% dos frequentadores dos eventos e atividades da festa estavam com suas famílias, um percentual maior que o registrado em 2015 (62,5%). Além disso, entre os frequentadores, 20% eram turistas de outros estados, um aumento de 5,8 pontos percentuais em relação ao que foi registrado em 2015.

Entre os visitantes de outros estados, houve uma maior participação daqueles oriundos de vizinhos como Ceará e Pernambuco, com a consequente redução na participação dos que vieram de estados mais distantes, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os cearenses foram 2,7% em 2016, contra 1,6% em 2015. Já os pernambucanos representaram 2,3% dos visitantes do “Natal em Natal 2016”- em 2015, o percentual era de 1,3%. Os cariocas, que eram 1,3%, passaram a responder por 1%. Já os paulistas responderam por 1,7% do volume de turistas.

A festa também registrou uma maior participação de potiguares de outras cidades. Entre os norte-riograndenses, 59,2% eram natalenses no ano passado (em 2015, eles eram 72,9%). Os visitantes de Parnamirim (que subiram de 6,8% para 8,7%), São Gonçalo do Amarante (de 0,7% para 2,4%) e Mossoró (de 0,6% para 1,4%) se fizeram mais presentes aos eventos.

Outro dado que reforça o movimento de consolidação do “Natal em Natal” como atrativo turístico é que aumentou de 57,1% para 64,9% o percentual de participantes que afirmaram que não era esta a primeira vez que visitava a cidade e a festa.

A Árvore de Natal de Mirassol reafirmou, no levantamento de 2016, sua condição de ícone maior do “Natal em Natal”. Ela foi visitada por 88,2% dos participantes da festa (contra 76% em 2015). O Festival Literário de Natal também aumentou consideravelmente sua participação entre as preferências do público, sendo citado em 2016 por 6,4% dos entrevistados (contra 2,6% em 2015).

Outro ponto da pesquisa que reforça a importância da decoração natalina é o fato de que o percentual de participantes que cita “Espírito natalino/decoração da cidade” como maior motivador para ir à festa subiu de 22,9% em 2015 para 44,9% no ano passado.

Gastos menores

Como já era de se esperar – em virtude do momento de turbulências econômicas vivido pelo país – os gastos dos frequentadores do Natal em Natal caíram em 2016. A maior retração foi verificada no gasto individual diário dos frequentadores potiguares que despencaram 50,1%, passando de R$ 71,15 em 2015 para R$ 35,44 no ano passado. Já os gastos dos visitantes, embora também tenha caído, teve uma redução bem menor: de R$ 90,11 para R$ 82,26 por pessoa/por dia. Cada frequentador do Natal em Natal 2016 esteve nos eventos e atividades da festa por dois dias, mesma média registrada em 2015.

Já com relação aos itens que levam em conta a avaliação do evento, o Natal em Natal 2016 recebeu dos frequentadores uma nota geral média muito próxima daquela obtida pela edição 2015 (8,54 no ano passado contra 8,7 em 2015). Os itens melhor avaliados foram o Espaço Físico (8,63), os Locais para Alimentação (8,5) e a Organização (8,47). Os que tiveram as menores notas foram a Segurança (6,9), os Transportes (7,05) e a Divulgação (7,55).

A íntegra da pesquisa pode ser acessada no endereço www.fecomerciorn.com.br/pesquisas.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Fecomércio/RN