Natal venceu a disputa com Mossoró e vai sediar mais uma vez a fase regional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição, que vai reunir representantes de todo o Nordeste, está marcada para o período de 20 a 24 de setembro. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) também anunciou nesta terça-feira que Blumenau será a sede da etapa nacional dos JEJ 2019.
Cascavel e Palmas foram as cidades escolhidas para receber as outras fases regionais.
Segundo o COB, os principais critérios para a definição das sedes foram as garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, sessão dos locais de competição e centro de convenções (etapa nacional) e disponibilidade e tarifa da rede hoteleira.
Em 2018, Natal, Manaus e Joinville receberam os Jogos Escolares da Juventude. A capital potiguar foi sede da regional Nordeste e da etapa nacional. Entre as quatro cidades escolhidas pelo COB em 2019, Blumenau, Cascavel e Palmas receberão pela primeira vez o evento.
Desde o ano passado, a maior competição estudantil do país é disputada em um novo formato. Agora, são três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de 6 mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal.
Calendário
- Regional Amarela (Sul/Sudeste/GO/MS): Cascavel, 2 a 6 de setembro
- Regional Verde (Norte/DF/MT): Palmas, 11 a 15 de setembro
- Regional Azul (Nordeste): Natal, 20 a 24 de setembro
- Nacional: Blumenau, 16 a 30 novembro
Fonte: GloboEsporte.com