Nasce hoje oficialmente o TRVL LAB – Laboratório de Inteligência de Negócios em Viagens, projeto da PANROTAS com a MAPIE. E começamos com a produção de uma série de conteúdos, incluindo pesquisas e análises exclusivas, para medir a evolução do impacto da crise causada pela pandemia de covid-19 no Turismo brasileiro e apontar tendências e caminhos.
Para isso, realizamos na semana passada duas enquetes, uma com 300 viajantes e outra com 325 profissionais de Viagens e Turismo. O resultado completo está disponível em www.trvl.com.br, aberto para todos os interessados, pois sabemos que nesse momento a informação analisada e embasada é muito importante na tomada de decisões e no planejamento para o futuro.
“É um momento delicado e difícil para todo o mundo, e o Turismo foi atingido em cheio. O TRVL LAB seria lançado no Fórum PANROTAS 2020, adiado para os dias 9 e 10 de setembro, e decidimos guardar as pesquisas que havíamos preparado para a nova data do evento, com atualizações, claro. Agora é hora de agir, garantir a sustentabilidade dos negócios, os empregos dos colaboradores e, mais que tudo, a saúde de todos nós. O TRVL LAB nasce então em um momento de enormes desafios para a indústria e esperamos ajudar cada um de vocês com essas informações”, explica o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta.
RETOMADA
E quando viajaremos de novo? “O que é possível observar de concreto, é que clientes precisam sentir-se confiantes no controle da doença antes de retomar as viagens”, analisa a diretora da MAPIE, Carolina Sass de Haro. “Este também é um momento delicado para as marcas, pois consumidores estão atentos às ações tomadas e ao cuidado demonstrado por elas em relação aos clientes e colaboradores.”
Uma tendência preliminar aponta para a retomada do Turismo regional em um primeiro momento, com o Nordeste liderando na citação dos consumidores (pouco mais de 26%) como destino mais desejado para o pós-crise. O primeiro destino internacional, a Europa, tem somente 7,9% das intenções. Ásia e África não receberam um voto sequer dos pesquisados, mostrando que viagens tão longas, no momento, não passam pela cabela do brasileiro.
TRADE
Já na pesquisa com os profissionais de Viagens e Turismo, 80% deles distribuidores (agentes de viagens, freelancers, operadores e consolidadores), há otimismo para que a retomada seja a partir de maio e junho. Mas poucos estão com planos prontos nesse sentido. Há anseio pelas soluções mais imediatas. Neste primeiro momento, observa-se um esforço por parte das empresas em atender clientes e zelar pela segurança de suas equipes. Uma vez passada esta fase inicial, volta-se o olhar para os próximos meses e todas as reorganizações necessárias. Saiba que reorganizações são essas, além de outros dados, como os meios usados para se comunicar com as equipes e os planos para eles, na pesquisa do TRVL LAB.
Fonte: PanRotas