O governador do RN, Robinson Faria atendeu ao pedido do Secretario de Turismo do Rio Grande do Norte Ruy Gaspar e compareceu na tarde da última sexta-feira (10), de abril, na cidade de Campinas, para participar da feira da Aviesp. Visitou alguns estandes e participou de uma concorrida entrevista coletiva no mesmo dia.
Foi à primeira vez, em 38 anos de feira da Aviesp, que um governador prestigia o evento dos agentes de viagem do interior paulista. O presidente da Aviesp, Marcelo Matera, que no ano passado fez palestra no Fórum de Turismo do RN, se disse envaidecido com a presença do governador potiguar. “É um marco para a entidade”, ressaltou.
Em auditório lotado, formatado para 30 pessoas sentadas, mas com algumas em pé, jornalistas de São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro fizeram oportunas perguntas a Robinson Faria, que recebeu inclusive aplausos em algumas respostas. Algo incomum em se tratando de entrevista coletiva.
Entre muitas promessas e declarações de peso, o governador disse que o turismo é uma das alavancas da economia do Rio Grande do Norte, assim como um fomentador de empregos. O secretário Ruy Gaspar, que também respondeu a várias perguntas, foi enfático ao dizer que segurança, saúde e educação são obviamente prioridades de governo, mas são os impostos gerados pelo turismo que poderão subsidiar as três importantes pastas.
A imprensa especializada em turismo, que tanto cobra a participação de empresários e técnicos do setor nos cargos de comando, ao contrário das nomeações à base de apadrinhamento político, parabenizou o governador do Rio Grande do Norte por ter nomeado um hoteleiro (Ruy Gaspar) para a secretaria e uma empresária do setor de receptivo (Aninha Costa) para a presidência da empresa estadual de turismo.