Evento acontece no Terminal Marítimo de Passageiros e terá
show de abertura do Quarteto Linha
Os artistas Roberta Sá e João Cavalcanti são as atrações nacionais da edição especial de final de ano do Projeto Cultural Ribeira Boêmia, que acontece no dia 8 de dezembro, a partir das 17h, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal, na Ribeira. O show de abertura será do grupo Quarteto Linha, que recentemente retornou aos palcos potiguares, interpretando, além de composições próprias, grandes clássicos do samba.
Além de contar com a presença luxuosa do compositor, produtor musical e multi-instrumentista Yuri Queiroga, Roberta Sá e João Cavalcanti serão acompanhados pela roda de samba oficial do Ribeira Boêmia, que no especial de fim de ano estará composta por Leonardo Galvão (cavaquinho); Anchieta Menezes (violão 7 cordas); Mônica Michelly (baixo); Bruno César (sopros); Daniela Fernandes (voz); Rogério Madureira (voz e pandeiro); Sérgio Santies (voz e percussão); Flaubert Benício, Weslley Silva “Cicinho” e Alfredo Carvalho (percussão e efeitos gerais).
Iniciado há seis anos, o Ribeira Boêmia tem a preocupação de sempre trazer a Natal músicos de renome nacional, como também de aperfeiçoar e ampliar os serviços oferecidos ao seu público. “Um dos marcos deste ano de 2018 foi a mudança de local, quando, em agosto, transferimos o projeto para o Terminal Marítimo de Passageiros. Além disso, estamos sempre tentando trazer algo de novo para o serviço de alimentos e bebidas. Nesta edição especial, por exemplo, fizemos umas mudanças no modo de funcionamentos dos bares, que aceitam pagamentos por meio do cartão de crédito”, explica Leonardo Galvão, um dos idealizadores do projeto.
“É muito importante poder contar com iniciativas como essa, que valorizam a nossa música, o nosso samba. Fico muito feliz em poder participar desse projeto tão bonito, realizado por quem ama a boa música, e que ainda contribui para a revitalização cultural de um bairro tão importante na história da minha cidade. O Ribeira Boêmia cumpre esse papel. Para essa apresentação, eu e meu querido e talentoso amigo João Cavalcanti, que faz uma participação especial, preparamos um repertório com sambas que fazem parte das nossas carreiras”, disse a cantora Roberta Sá.
“Já estava com saudade e agora volto em grande estilo com minha amiga Roberta Sá. O Ribeira Boêmia tinha que ser um case de estudo para o país inteiro. O Projeto Cultural faz uma roda de samba com muito cuidado, carinho e profissionalismo. Desmente que o samba pode ser feito de qualquer jeito. É, sem dúvida, um dos eventos mais legais para se tocar no Brasil. Me sinto sempre muito bem recebido e acolhido”, enfatiza João Cavalcanti, grande entusiasta do Projeto.
O Ribeira Boêmia contará, em seu especial de fim de ano, com importantes apoios e parcerias culturais, como da Art&C Comunicação Integrada; Rádio 98 FM; Blog do BG; Blog do Cavaco; REDENÇÃO Renault; Sistema Fecomércio Sesc Senac RN; OAB RN CAARN; ABIH RN; Consultor Express e NEUTRON.
Sobre Roberta Sá
Nascida em Natal, aos nove anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois de um período dedicado as aulas de canto, Roberta Sá fez seu debut nos palcos em 2002. Em 2005 veio o primeiro disco, “Braseiro”, uma declaração de amor à música popular brasileira. O cantor Ney Matogrosso participa do CD, recebido com elogios pela crítica especializada.
“Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria”, segundo CD, foi lançado em 2007 e rendeu indicações ao Grammy Latino nas categorias Artista Revelação e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Dois anos depois, Roberta Sá gravou seu primeiro DVD ao vivo, no show “Pra Se Ter Alegria”.
Em 2010, juntou-se ao Trio Madeira Brasil (trio de violonistas) e gravou “Quando o Canto é Reza”, com obras do compositor baiano Roque Ferreira. No final de 2011 Roberta já havia ultrapassado a marca de 200 mil discos vendidos. Ganhou prêmios populares e elogios da crítica, se apresentado por todo Brasil e em Portugal.
Em 2012 lançou “Segunda Pele”, seu quinto e mais pop CD, pelo qual foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora MPB. Ainda em 2013 dividiu com Pepeu Gomes e Moraes Moreira o Palco Sunset do festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro, num tributo aos Novos Baianos.
Ao longo de sua trajetória, Roberta Sá participou como convidada de diversos projetos, como o CD “La música no se toca”, do cantor e compositor espanhol Alejandro Sanz, na faixa “Bailo con vos”; em “Amazônia – na trilha da floresta”, de Mario Adnet, na faixa “Canoa canoa”. Também fez parte do projeto “40 Anos Depois”, de João Bosco, na faixa “De frente pro crime”, e em “PuraBossaNova”, do titã Sergio Britto, na faixa “Maria (L’autre chienne)”.
Ao lado de Gilberto Gil, Roberta gravou a música “Minha princesa cordel”, tema da novela “Cordel Encantado”, exibida pela Rede Globo em 2013. No mesmo ano participou do CD “A vida tem sempre razão”, em homenagem a Vinicius de Moraes, no qual dividiu com Joyce Moreno. Participou do DVD “Sambabook – Zeca Pagodinho”, para o qual gravou “Mutirão de amor”, parceria de Zeca com Jorge Aragão e Sombrinha. Em 2014, integrou o projeto Nívea Viva Samba, ao lado de Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Alcione, em uma verdadeira exaltação ao estilo.
Em 2015 lançou o álbum “Delírio”, que marcou a volta de Roberta ao estúdio depois de três anos, com participação de Chico Buarque em “Se for pra mentir”, Martinho da Vila em “Amanhã é sábado”, António Zambujo em “Covardia” e Xande de Pilares em “Boca a boca” (parceria de Roberta Sá e Xande de Pilares).
Em 21 de maio de 2016, a apresentação que lotou o Circo Voador carioca foi registrada para transformar-se em DVD e CD ao vivo, lançado em novembro com o título de “Delírio no Circo”, uma parceria da MP.B Produções com a Som Livre e o Canal BIS. No mesmo ano, durante a Rio 2016, Roberta encantou o mundo com uma performance brejeira de Carmen Miranda na festa de encerramento da Olimpíada, no Maracanã, interpretando “Tico-tico no fubá”.
Indicados em duas categorias do Grammy Latino 2016 (Melhor álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Álbum de Engenharia e Gravação), Delírio no Circo, a turnê, já percorreu várias cidades europeias, como Paris, Amsterdã, Madri, Lisboa e Londres, além de Montevidéu, no Uruguai.
Com o lançamento do DVD, Roberta Sá retomou a turnê pelas principais capitais do país. Também em 2017, participou do Rock in Rio, no espetáculo que comemorou o centenário do Samba no Palco Sunset, ao lado de nomes como Alcione, Monarco, Martinho da Vila e Jorge Aragão. Em outubro embarcou para apresentações na Alemanha e Portugal, antes de iniciar uma série de shows ao lado do português António Zambujo no Brasil. Em novembro de 2017 Roberta Sá foi indicada ao Grammy Latino pelo DVD “Delírio no Circo”.
Para 2019 Roberta Sá prepara o lançamento de um projeto voltado para canções inéditas de Gilberto Gil e parceiros, compostas especialmente para a cantora, com direção musical de Bem Gil. O primeiro single doálbum ainda inédito, “Afogamento” (Gilberto Gil / Jorge Bastos Moreno) já foi lançado nas principais plataformas digitais e fez parte da trilha sonora da novela Segundo Sol (TV Globo, 21h).
Sobre João Cavalcanti
Jornalista, João Cavalcanti imaginou que não seguiria a carreira do pai, Lenine. Cantou em coros infanto-juvenis, mas foi na faculdade que voltou para a música. Ouviu e tocou de tudo até formar o Casuarina, grupo do qual foi vocalista por 16 anos (de 2001 a 2017). Com o Casuarina – eleito melhor grupo de samba duas vezes no Prêmio da Música Brasileira – lançou sete CDs e dois DVDs, fez oito turnês pela Europa e quatro por Estados Unidos e Canadá, além de shows em outros diversos lugares do mundo, como Malásia, Cuba, Israel e Angola.
João lançou “Placebo” em 2012, com composições suas, que passeiam por muitos gêneros sem nenhum pudor. Em 2014, a convite do Movimento Down, assinou a direção de “Toda Cor”, CD que reuniu Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Pato Fu e Elza Soares, entre outros. Suas músicas têm sido gravadas por alguns importantes artistas brasileiros, como Lenine, Roberta Sá, Joyce Moreno, MPB4, Fabiana Cozza, Tiê, Zé Renato e Pedro Luís.
Em maio de 2018, João lançou “Garimpo” (Som Livre / MPB Discos), registro intimista de seu duo com o pianista e acordeonista Marcelo Caldi, com participação do cantor português António Zambujo. A roupagem minimalista do trabalho expõe de maneira sensível e direta suas canções. Seu segundo álbum em carreira solo, “Sangrado”, está sendo produzido por Tó Brandileone, tem participação de Jorge Drexler e está previsto para sair em 2019.
Serviço:
O quê? Especial de Fim de Ano Ribeira Boêmia, com Roberta Sá e participação de João Cavalcanti
Quando? Sábado, 08 de dezembro, a partir das 17h
Onde? Terminal Marítimo de Passageinos do Porto de Natal, com acesso pelo Largo da Rua Chile, bairro da Ribeira
Quanto? Ingressos solidários – R$ 90,00 (2º Lote) – Meia entrada social + 1kg de alimento não perecível (exceto sal), entregue na entrada do evento; R$ 180,00 (2º Lote) – Inteira
– Valores dos ingressos nos novos lotes serão divulgados nas redes sociais do Projeto Cultural Ribeira Boêmia (Instagram @ribeiraboemia e Facebook /ribeiraboemia)
– Mesas gratuitas em número limitado, disponibilizadas por ordem de chegada
– Estacionamento gratuito com vagas limitadas, disponibilizadas por ordem de chegada
Vendas antecipadas de ingressos:
– Le Postiche (Midway Mall – 2º piso) e Sunline Turismo (Av. Prudente de Moraes, bairro Tirol, em frente ao Nordestão)
– Online na Outgo (https://www.outgo.com.br/evento/14857)