ABIHRN

Rio Grande do Norte é mais uma vez destaque na Casa Brasil

A cultura nordestina voltou à cena na Casa Brasil neste período de realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

20160911_162858Dando sequência a promoção do turismo potiguar, o Rio Grande do Norte, através de um convênio realizado pela ABIH-RN com o Governo do Estado / Emprotur, participou neste domingo, 11, da Casa Brasil, no Rio de Janeiro, divulgando aos visitantes as potencialidades turísticas do Estado com distribuição de brindes e artesanatos, degustação de cachaça, geleias e castanha de caju, além da apresentação cultural do trio de sanfoneiro potiguar Meirão, incentivando assim, a promoção do turismo ao Estado.

20160911_134349Para apresentar um pouco do artesanato norte-riograndense, o stand contou também com a presença do artesão Cleyson Aleixo Freire, da Associação das Rendeiras de Alcaçuz, com a renda de bilro, uma renda tradicional nordestina, a qual foi trazida pelos Portugueses durante a colonização. Ele mostrou ao público como são feitas as peças (vestidos, regatas, panos de mesa, guardanapos) que foram colocadas à venda na Casa Brasil.

“Assim como a Olimpíada, a Paraolimpíada é um momento no qual o mundo está olhando para o Brasil, daí a importância de estarmos presentes em um evento deste porte. O Ministério do Turismo divulgou recentemente uma pesquisa na qual destaca a sondagem de intenção de viagem do consumidor, na qual revelou em agosto que 41% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos seis meses para a Região Nordeste, então, nada mais adequado, divulgarmos nossas belezas naturais, hotelaria, cultura e gastronomia”, disse José Odécio Júnior, presidente da ABIH-RN.

20160911_153241“Como uma das prioridades do governo, o Turismo tem aproveitado o máximo dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para uma cidade que não foi sede dos jogos. Participamos de todos os eventos direcionados ao Turismo e investimos em divulgação visando esse turista que veio prestigiar o evento, além da promoção dos nossos destinos para médio e longo prazo”, disse Ruy Gaspar, secretário Estadual de Turismo.

“Também estivemos presentes no Rio Media Center, evento direcionado aos jornalistas que fizeram a coberturas dos jogos e ainda promovemos uma Press Trip, com recursos do RN Sustentável, para 12 desses jornalistas conhecerem e divulgarem nossos destinos. Com planejamento e iniciativa conseguimos viabilizar essa promoção que já tem rendido frutos”, Ana Maria da Costa, presidente da Emprotur.

“O sucesso da Casa Brasil deve-se ao fato de que o espaço foi pensado para proporcionar a todos os visitantes a possibilidade de vivenciar toda a riqueza do nosso país. É uma oportunidade única de conhecer o Brasil como ele é, com todas as suas cores, sabores e encantos”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo entre os visitantes da Casa Brasil, 78% são moradores do Rio de Janeiro, 20% são turistas de outros estados brasileiros e 2% de outros países, com destaque para a Espanha, Argentina, Estados Unidos, Bolívia e França. Na avaliação dos visitantes que também conheceram outras casas temáticas, 49% considerou a Casa Brasil como o melhor espaço de exposições.

A Casa Brasil está localizada no Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro e oferece ao público um espaço interativo com programação diária diversificada. A estrutura conta com auditórios, lounge, varanda, palco e sala de imprensa. A entrada é gratuita e permanecerá aberta até o fim dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em 18 de setembro.