Presidente da ABIH-RN RN participa do lançamento do Plano de Marketing Turístico do RN

01Uma das ações mais importantes para o turismo potiguar nos últimos anos foi apresentada nessa sexta-feira, 28 de julho, na Escola de Governo. O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte demandou um ano e meio de elaboração, com visitas em todos os polos do Estado, seminários, reuniões e levantamentos, até sua conclusão. O Plano aponta as diretrizes com vistas a direcionar de que forma devam ser investidos os recursos na infraestrutura e planejamento promocional para o turismo do RN nos próximos 15 anos.

O presidente da ABIH-RN, José Odécio Júnior esteve presente e participou de uma banca de discussões, onde ressaltou a importância do Plano, “esse Plano é um importante instrumento de planejamento para o Estado, lembrando que para sua implantação são necessários recursos financeiros, e é preciso que haja uma união dos poderes públicos e iniciativa privada no sentido de viabilizar a aplicabilidade desse projeto a curto, médio e longo prazo, no intuito de fazer com que o turismo do Rio Grande do Norte se fortaleça, criando novos produtos, além das infraestruturas, que possam ser de fato melhoradas, incrementado assim, ainda mais, as opções para os turistas que 02vem nos visitar. Não é um plano de um Governo, mas sim da sociedade, e nesse sentido, é preciso que os gestores, sejam eles no âmbito estadual ou municipal, possam de fato, garantir  os recursos necessários para sua implementação. Vale a pena ressaltar a importância da participação dos municípios na promoção e divulgação do destino, tanto no planejamento como na parte financeira para que as ações possam ser viabilizadas.  Os municípios devem contribuir para a divulgação do seu destino, uma vez que com o trabalho e envolvimento de todos, o plano possa  se tornar uma realidade”.

A ação inédita é promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e com recursos do Governo Cidadão via acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A intenção do Plano é dinamizar todos os municípios potiguares pertencentes aos cinco polos de Turismo, com diretrizes para o fomento do setor através de uma farta base de dados e estudos levantados pelas duas empresas internacionais contratadas.

04O plano de Marketing teve o cuidado de relacionar os dados econômicos e sociais, a dinâmica estadual intra polos, as finanças públicas, os serviços e equipamentos disponíveis, os serviços sociais e outros relacionados mais especificamente à atividade do turismo, permitindo o direcionamento das ações e políticas públicas para o setor e trabalhar as ações de marketing de maneira planejada, necessitando, para tanto, união de esforços visando sua implementação.

O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte foi apresentado pelos consultores da Solimar Internacional e Green Team Global – as duas empresas contratadas para elaborar os estudos.

 

Publicado em 31 de julho de 2017

Outras notícias: