Turismo em alta: ABIH-RN investiu mais de R$ 500 mil em ações de promoção e divulgação da hotelaria do RN

Atuação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-RN em prol do turismo e da hotelaria potiguar contribui para o desenvolvimento do setor

A atual gestão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte – ABIH-RN, presidida por José Odécio Rodrigues Júnior, não tem medido esforços para promover o turístico do Estado, através da hotelaria. A entidade que reúne as principais redes hoteleiras, resorts, hotéis, pousadas, apart-hotéis, albergues e meios de hospedagens de diferentes categorias com sede ou estabelecimento no RN, vem buscando aprimorar suas ações de promoção e divulgação do destino, seja de forma direta, seja através de parceria com o governo, através da Setur/Emprotur e prefeituras.

Fomentar o desenvolvimento da indústria hoteleira do Estado abrangendo as atividades a ela relacionadas, é um dos objetivos da entidade. Assim, a ABIH-RN participou das principais feiras nacionais e internacionais de Turismo, e diversas outras ações de promoção. Nos últimos dois anos, o destino RN foi apresentado em eventos nacionais de Campinas, São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Cascavel, Sorocaba, Piracicaba, Volta Redonda, Brasília, Goiânia, João Pessoa, Campina Grande e Recife. A atuação da ABIH-RN se deu também fora do Brasil, onde participou e promoveu eventos em Lisboa, Ciudad del Este, Buenos Aires, Assunção e Montevideo,  mais recentemente na Holanda, e, além de ações de Famtours e Presstrip, garantindo a divulgação do turismo do RN nos principais destinos emissores de turismo.

 

Com o lema “a força da rede hoteleira potiguar”, a entidade reúne hoje empresas da rede hoteleira presentes nos municípios de Natal, Parnamirim, Maxaranguape, Nísia Floresta, Tibau Do Sul, Mossoró, Extremoz, Barra De Cunhaú, Galinhos, São Miguel do Gostoso, Santa Cruz, e Touros. Os planos são para expandir ainda mais a atuação da associação: “O Rio Grande do Norte é um excelente destino e tem riquezas do turismo que praticamente ainda não são exploradas. Precisamos fortalecer o turismo de eventos, bem como as ações que visem a criação de novos produtos turísticos, e a melhoria das nossas infraestruturas, além de  fomentar as parcerias com as Prefeituras e demais entidades publicas e privadas.”, afirma o presidente José Odécio.

Em dezembro último, a entidade promoveu o destino e a infraestrutura da rede na Embaixada do Brasil em Assunção, no Paraguai, e em Montevideo, no Uruguai, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo / Emprotur, e Fecomércio- RN, contou com a presença de 120 agentes de viagens, do Comitê Descubra Brasil,  hoteleiros e receptivo.

Em janeiro deste ano, pela primeira vez na história do Rio Grande do Norte, o destino participou com estande próprio na Feira Internacional de Turismo “Vakantiebeurs”, adquirido pela ABIH-RN, em parceria com as prefeituras de Tibau do Sul e Maxaranguape. A Feira ocorre anualmente em Utrecht, Holanda, e é a principal referência para o mercado europeu de turismo. Mais de cem mil pessoas, interessadas em ofertas visitaram os mais de mil expositores de todos os continentes.

“Ter um estande próprio na Feira de Vakantiebeurs, para divulgar o RN e suas potencialidades, foi um marco histórico para a ABIH,  e esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido com a preocupação de formar parcerias como essa, realizada com as prefeituras de Maxaranguape e Tibau do Sul, e assim viabilizar a participação do destino em feiras, que contou também com o apoio do Governo do Estado. É preciso união da iniciativa privada com os entes públicos para que possamos, de forma permanente,  manter a divulgação do nosso destino nos vários mercados emissores. Também é preciso reconhecer o grande apoio do governador Robinson Faria ao nosso turismo, e o excelente trabalho do secretário Ruy Gaspar nas ações que beneficiam o turismo do RN”, destacou José Odécio, presidente da ABIH-RN.

Segundo o Presidente da Associação, o viés turístico contribui positivamente com a economia dos municípios e do Estado, fortalecendo diversos setores: “É muito importante lembrar que, quando o turista se desloca, não são só os hotéis que são beneficiados. Mas os comerciantes, as empresas de aluguel de automóveis e receptivos, restaurantes, os taxistas e motoristas de aplicativos, vendedores e comércio em geral”, garante José Odécio. Com o incremento do segmento turístico, as empresas do segmento hoteleiro encontram na Associação amparo e defesa dos interesses gerais da indústria hoteleira junto ao Poder Público, já que a ABIH atua como órgão técnico e consultivo da classe.

A associação também promove ações voltadas ao associado, como cursos, workshops e seminários sob temas diversos, a exemplo do seminário sobre a Reforma trabalhista e mantém uma parceria com o SENAC RN no qual oferece descontos em todos os cursos para os seus associados.

Deixe um comentário