O presidente da ABIH-RN, José Odécio, participou na última quinta-feira, dia 4/07, de reunião da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, ocorrida no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, juntamente com as demais entidades que a compõem. Na pauta, a elaboração de um conjunto de propostas para dar suporte à atividade turística em Natal e no Rio Grande do Norte, cujos documentos serão entregues ao Prefeito de Natal e Governadora do Estado.
Dentre as ações propostas estão: a revitalização das praias da Grande Natal, solicitando, para isso, uma mudança de postura no sentido de buscar alterações do Plano Diretor para que seja possível o crescimento e desenvolvimento nessas áreas, e uma maior integração do Parque das Dunas à cidade do Natal, e também como atrativo turístico. Também na pauta, a importância das ações governamentais que visem a melhoria da competitividade de empresas do setor de turismo instaladas no RN, bem como o aprimoramento na gestão pública com relação aos produtos turísticos do estado.
A ideia é que, tão logo estas propostas estejam consolidadas, elas possam ser apresentadas ao Governo do Estado e à Prefeitura, como uma contribuição para fomentar o segmento e, com isso, estimular o desenvolvimento econômico potiguar.
De acordo com José Odécio: “É fato que o Rio Grande do Norte é carente em algumas infraestruturas, e é preciso que os poderes públicos tomem decisões no sentido de tornar Natal e o RN cada vez mais atrativo para o turismo”, destaca o empresário, que também apontou a importância desse momento: “As propostas apresentadas retratam as ações que o setor de turismo entende como necessárias para estimular a atração de mais turistas para a capital potiguar e consolidar as estruturas existentes na cidade.”, disse José. “Não se pode conceber Natal com belas praias e não serem utilizadas de forma plena, nem pela população, nem pelos turistas, pontos turísticos não servirem à geração de emprego e renda, não incentivarmos novos investimentos como a Marina, e a revitalização das praias urbanas, e/ou a melhor utilização do Parque da Dunas, permitindo um uso mais adequado à população e ao turismo, de forma sustentável. Devemos enfrentar esse debate de forma objetiva e transparente”.
O coordenador da CET, George Costa, chamou a atenção para a importância destas propostas, que devem ser elencadas e detalhadas pelas entidades que compõem a Câmara (16, no total, entre elas ABIH RN, Natal Convention Bureau, Abav RN, Sindetur e Abrasel). “Quando este documento estiver pronto, e que pudermos entregar tanto ao Governo quanto à Prefeitura, será um enorme serviço que iremos prestar ao nosso estado. Devemos agir alinhados aos entes públicos para que possamos voltar a ver o desenvolvimento da atividade”, disse Costa.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou também que o setor terciário – incluindo Comércio e Serviços, entre os quais se insere o Turismo – responde por mais de 70% dos empregos formais gerados e por quase 65% do PIB deste estado.