Com o objetivo de divulgar seu potencial turístico e a cultura norte-rio-grandense, o Rio Grande do Norte foi um dos destaques na maior feira de turismo da América Latina, a FIT 2016, realizada em Buenos Aires, de 1 a 4 de outubro. Pela primeira vez, o Estado participou com estande próprio, com recursos do RN Sustentável, e apoio da hotelaria, através da ABIH-RN.
Assim como Portugal, que no último mês de março também recebeu campanha de divulgação maciça dos destinos potiguares no estande próprio montado na BTL, em Lisboa, a Argentina tem sido outra aposta.
“A hotelaria, através da ABIH-RN, assim como nas demais feiras de Turismo, tem marcado presença junto ao Governo do Estado. E a FIT tem uma grande importância, uma vez por acreditar que a Argentina tem um potencial gigantesco ainda a ser explorado”, disse José Odécio Jr, presidente da ABIH-RN. Representaram a ABIH-RN, nesse evento, os diretores Manoel Andrade, George Gosson e Abdon Gosson, também presidente da ABAV-RN, ante a ausência do Presidente, José Odécio, que aqui permaneceu em face do MEGA FAMTOUR da CVC, que ocorre nessa semana de 1-9/10/16, com mais de 200 agentes de viagens de vários estados brasileiros.
“Após reconquistarmos o voo Buenos Aires/Natal ano passado, temos o dever de casa em promover nosso Estado para não só manter este voo lotado, mas viabilizar um segundo e tornar essa rota costumeira ao argentino”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
“Com apoio do Governo do Estado e do RN Sustentável temos focado bastante a divulgação na Argentina. O resultado é comprovado em dados, com esse turista já incluso como um dos principais emissivos em nossa malha aérea internacional. Não à toa o voo Buenos Aires/Natal é o mais rentável do Nordeste à Companhia Gol, do ponto de vista comercial”, destacou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.
Segundo dados da Superintendência da Polícia Federal, apenas para voos diretos, nos sete primeiros meses deste ano a Argentina foi responsável pelo envio de 2.671 estrangeiros para o Rio Grande do Norte, atrás apenas de Portugal (6.891), Itália (5.325) e Espanha (2.726). No total, entre voos diretos e os que chegam por meio de conexões, a Argentina responde pelo maior número de turistas estrangeiros no RN.