ABIHRN

ABIH/RN adere à campanha de luta pelo hub

revistaA Revista Negócios.Net deste mês trouxe uma entrevista com o presidente da ABIH/RN, José Odécio Júnior, sobre a luta pelo hub da Tam no Rio Grande do Norte.

Confira:

ABIH/RN adere à campanha de luta pelo hub

A luta pelo hub da Tam ganhou mais um adepto no Rio Grande do Norte. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH/RN) declarou apoio à campanha iniciada pelo Governo do Estado. Segundo o presidente da entidade, José Odécio Júnior, caso o estado vença a disputa com Ceará e Pernambuco, o RN terá um importante projeto de impacto econômico para toda a cadeia do turismo, e não só para a indústria de hotéis.

“O hub vai abrir portas e novas perspectivas de negócios para o Rio Grande do Norte. O setor hoteleiro vai ser muito beneficiado porque com a possibilidade de ter várias conexões de voos em Natal, uma ocupação de hotéis advém disso”, projeta o empresário. Na opinião do presidente da ABIH/RN, Natal passa a figurar na rota internacional de voos da aviação civil.

Engajada na campanha #RNPreparadoProHub lançada pelo Governo do Estado, a ABIH/RN está mobilizando todos os seus associados para apoiar qualquer iniciativa que envolva a hotelaria potiguar. “Estamos dando apoio irrestrito ao Governo do Estado nessa campanha e, mais do que isso, estamos muito otimistas. Há muito tempo que o RN não tem a perspectiva de algo concreto na área econômica que possa trazer expressivo desenvolvimento”, acrescenta.

O grupo Latam já deixou claro que a decisão sobre quem sediará o hub da companhia será técnica. Critérios como infraestrutura aeroportuária, localização geográfica e Produto Interno Bruto (PIB) serão levados em consideração pela empresa. Na visão do presidente da ABIH/RN, tecnicamente o aeroporto de Natal é bem mais qualificado que o de Fortaleza e Recife.

revista2“Temos uma área de 1,5 mil hectares, ou seja, espaço suficiente para uma expansão. O único problema que existe hoje são os acessos, mas o Governo do Estado já se comprometeu a concluir”, frisa Odécio. A pista de pouso também é a maior do país, única com capacidade para receber o Airbus A380, e há possibilidade de se construir uma segunda pista, dado o fluxo que se instalaria com a chegada do hub.

Outro ponto a favor destacado por José Odécio é o fato de sermos, junto com Brasília – que já possui um hub da Tam – os únicos aeroportos privatizados do país, o que facilita muito as decisões empresariais. “Embora tenha sido anunciada a privatização do terminal de Fortaleza, nós sabemos que é um processo muito lento. Se a decisão da Tam for eminentemente técnica, Natal irá receber esse hub”, acredita.

As conexões de voo que o hub da Tam poderá trazer para Natal animam os hoteleiros, porque eles acreditam que a cidade passará a ter uma atividade parecida com a Cidade do Panamá, que recebe voos do mundo inteiro. “Lá acontece muitas vezes de os turistas que estão em conexão ficarem um ou dois dias na cidade, e depois voltarem para conhecer melhor. Vamos tirar proveito disso, no sentido de atrair esses visitantes para uma permanência maior em Natal”, anuncia.

Fonte: Revista Negócios.Net