Entre os aeroportos do Brasil que movimentam até 5 milhões de pessoas por ano, Natal lidera a pesquisa em satisfação geral dos passageiros, à frente de Manaus e Cuiabá. O Aeroporto Aluízio Alves ficou com 4,36 pontos. No ranking nacional, ele aparece em quarto, atrás de Recife, com quem disputa o centro de conexões de voos da Latam Airlines. Autoridades continuam otimistas.
Os dados foram divulgados ontem pela Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro da Secretaria de Aviação nos 15 aeroportos que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no Brasil.
Recife, que disputa o hub da Latam com Natal e Fortaleza, ficou em terceiro lugar com 4,39, pouco à frente de Natal e Campinas, empatados na 4ª posição com 4,36. A capital cearense é o 7º melhor avaliado do país, com média de 4,19 na nota de satisfação geral dos usuários. Ambos entraram na categoria com capacidade de receber até 15 milhões.
O resultado não surpreende o secretário municipal de Turismo de Natal, Fred Queiroz, já que é resultado reflete a opinião pública e a Latam fará a escolha com base em critérios técnicos. Para ele, a avaliação dos usuários é bastante positiva. “O aeroporto existe há pouco mais de um ano e está muito bem posicionado para o público. Vejo como um fator mais positivo ainda. Temos infraestrutura técnica bem superior aos outros. Quando o público estiver conhecendo chegaremos a um patamar mais elevado, principalmente se o hub se instalar aqui”, comentou.
Fred Queiroz acredita que a alta estação vai “lotar” Natal. O secretário arrisca dizer que a expectativa é tão boa que talvez seja a maior de todos os tempos e atribui a isso o otimismo à ampliação dos mercados já existentes, antecipação de férias, fortalecimento do mercado nacional e aumento de voos charters (fretados).
Em nome da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH), o presidente José Odécio Júnior explica que a onda de otimismo existe diante de elementos concretos. E cita também o anúncio de 150 voos charters que a CVC fez saindo de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Brasília, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte com destino ao Rio Grande do Norte.
“Além disso e para dar suporte a isso está sendo feito investimento de R$ 1,5 milhão reunindo governo do Estado, Prefeitura do Natal e iniciativa privada, com divulgação do destino em vários canais”, disse José Odécio, lembrando também a consolidação do voo direto para Buenos Aires, na Argentina e capacitação de hoteleiros em operadoras no mercado de Argentina e Chile.
Haverá ainda lançamento de campanha publicitária em Portugal entre os dias 17 e 19 de novembro, de acordo com José Odécio, junto à Abreu, maior operadora de turismo de Portugal. A realização é do Governo, ABIH e Fecomércio.
“O estado está se movimentando junto com a iniciativa privada especialmente. Portanto, a expectativa é sustentada com base nesses fatores. Não é criada em uma ilusão, é pelo trabalho que está sendo desenvolvido e o que ainda pretende se desenvolver”, conclui.
Fonte: Novo Jornal
Repórter: Isabela Santos