Para ajudar empresários a lidar com as consequências da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, a Gestão 4.0 e a Auddas listaram algumas medidas importantes para os negócios. As orientações contemplam as áreas de recursos humanos, crédito, receita e marketing.
Confira:
- Suspensão de contratações
Adote um Hiring Freeze: nesse momento qualquer contratação ou substituição deve ser reavaliada, pois aumenta os custos fixos sem garantia de novas receitas.
- Home office (economia de vale transporte e vale alimentação)
Movimente todo o time possível para o regime de home office, e negocie benefícios como o vale alimentação, vale refeição e vale transporte. Também suspenda serviços de manutenção do escritório durante o período.
- Preparação para eventuais cortes
Levante e avalie possíveis cortes que o seu negócio já planejava fazer, e considere uma timeline em que eles poderiam ser feitos como última opção.
- Antecipação de férias
Avalie essa oportunidade com o time de profissionais.
- Evitar demissões X redução salarial
Demissões no regime CLT exigem pagamento indenizatório sem justa causa, e o mesmo a menos que previsto em contrato, deve ser realizado à vista. Assim, apesar de demissões poderem se tornar necessárias, o custo de uma pode ser elevado, e o impacto no caixa deve ser considerado. No caso de regimes PJ, os termos são definidos no contrato de prestação de serviço.
- Postergar promoções e pagamento de bônus
Postergue o pagamento de qualquer tipo de bonificação, prêmios e remuneração variável que não esteja ligada à geração imediata de receita (comissão de vendas).
- Definir política de caixa mínimo e não tocar no caixa mínimo a não ser em emergência
Defina um mínimo de disponibilidade de caixa que deve sempre estar disponível. Caixa é fundamental para momentos de crise, e vários dos seus custos, mesmo que reduzidos, não poderão ser zerados. Assim, é importante que você consiga garantir o pagamento dessas despesas e manutenção da operação necessária durante esse período. A manutenção do caixa acima de um valor mínimo saudável (pelo menos um mês de despesas considerando zero receitas, preferencialmente mais), é a sua maior prioridade.
- Negociação com bancos para “carência” de 60 a 90 dias
Reveja e renegocie todas as suas dívidas, em termos de taxas e prazos.
- Negociação de prazo com fornecedores
Converse com todos os fornecedores e busque renegociar termos de pagamento (prazos e valores) . - Reveja a política de dividendos
A menos que 100% do salário dos sócios seja proveniente dos dividendos, os mesmos deveriam ser totalmente zerados nesse momento, ou pelo menos drasticamente reduzidos para o menor valor possível
Leia o artigo completo no blog PANROTAS