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26/09/2022 - NATAL - DIA DO TURISMO, PRAIA DE PONTA NEGRA - FOTO: ALEX RÉGIS/ TRIBUNA DO NORTE

“Governantes precisam ter um olhar para o turismo”, diz a ABIH

Comemorado neste dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo 2022 traz à reflexão a necessidade de repensar a atividade no Brasil. O tema, proposto pela Organização Mundial do Turismo (OMT), casa com o momento de retomada do segmento e das eleições que definirão as próximas gestões estaduais e nacional, bem como os legisladores dos estados e do país. No Rio Grande do Norte, o presidente da Associação Brasileira da Industria dos Hoteis (ABIH), Abdon Gosson, destacou que é preciso ter um olhar diferenciado pelos governantes para o turismo que segue as previsões de crescimento no pós-pandemia.

O turismo é hoje a indústria que mais emprega no estado, desenvolvendo uma cadeia de atividades com mais de 120 mil empregos diretos, segundo Gosson, podendo chegar a 300 mil postos de trabalho quando se considera os indiretos. “Então, nós temos muito a comemorar porque o turismo tem dado sustento à centenas de milhares de pessoas no nosso estado e poderia ser mais, 500 mil pessoas, um milhão…o que falta é o poder público viabilizar o setor, o resto é com a iniciativa privada. Então, a gente precisa ter governantes que tenham um olhar para o turismo”, enfatiza o presidente da ABIH.

A viabilidade que ele menciona como atribuição do poder público passa pela segurança. Um local seguro,  comprovadamente atrai mais turistas e causa impressão melhor. Mas não é apenas isso. O Boletim de Inteligência Comercial (BIC), divulgado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no ano passado apontou que o turista costuma avaliar limpeza urbana, segurança, serviço de transporte (táxi, público), telecomunicações e sinalização turística. Além disso, a infraestrutura turística (aeroporto, rodovias, restaurantes, alojamento, diversão noturna) e serviços (guias de turismo, informações, hospitalidade, gastronomia e preços) também contam na escolha do destino.

“O olhar para o turismo é isso, infraestrutura sobre todos os aspectos, qualidade de serviço, é segurança permanente, é  iluminação perfeita, limpeza e manutenção das ruas e uma divulgação muito grande porque quem não é visto, não é lembrado. Então, a gente precisa ter uma divulgação, um investimento por parte do governo estadual e dos municípios”, destaca Gosson.

A retomada pós-pandemia está ocorrendo, segundo ele. Porém, assim como se previa desde o período de maior crise pandêmica, só deve voltar aos patamares de 2019 no final do 2023. “A recuperação tem sido excelente. Mas tem hotel que ficou um ano fechado, então tem muitos com dívidas, sem conseguir pagar impostos, e nem os direitos de alguns funcionários, fornecedores” alerta.

Neste sentido, sugere, os entes públicos contribuíram durante a pandemia com a redução de impostos que ajudaram o setor num pacote de medidas para enfrentar a crise, mas para alguns tributos ele considera que as cobranças não foram justas, como no caso do IPTU e da taxa de lixo, visto que naquele período, os estabelecimentos estavam fechados e sem produzir.

“A gente também precisa de novas opções de entretenimento. Casas de show, mais opções de lazer para o destino se tornar ainda mais atrativo. O novo Plano Diretor traz boas expectativas porque sabemos que os investimentos poderão vim para melhor utilização da nossa orla. Temos a expectativa de que, a partir de outubro, haja maior crescimento, com as datas comemorativas. O turismo precisa ser aquecido sempre, tanto na alta, quanto na baixa estação”, frisa Abdon Gosson.

Natal terá mapeamento turístico

Em parceria com o Sebrae/RN, a capital potiguar, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), fará o Mapeamento Turístico de Natal para enumerar os negócios turísticos e traçar um perfil dos empreendimentos do segmento, além de quantificar os impactos gerados pela atividade na economia da cidade.

Os pesquisadores vão identificar empresas dos segmentos de meios de hospedagem, agências de turismo, operadores de viagens, receptivos turísticos, bares, restaurantes e negócios de alimentação fora do lar, casas de espetáculos e de entretenimento, cinemas, teatros, lojas de artesanato dos bairros, e serviços de bugueiros de Natal e oferta de day use, além de demarcar as principais zonas turísticas da cidade.

Além disso, está sendo elaborado o Branding da capital Potiguar, que é a marca da cidade, um símbolo que representa a chamada Cidade do Sol. O estudo está sendo feito pela empresa IDIT, que irá buscar através de uma pesquisa com a população definir a marca local.

“A ideia de ambos os projetos é estruturar um inventário e a marca da cidade, contendo informações estratégicas para o setor, para criação de políticas públicas e ações que fortaleçam uma das principais bases econômicas de Natal”, explica o titular da Setur, Fernando Fernandes.

Câmara votou projetos sobre setor do turismo

Os reflexos negativos da pandemia para o turismo, considerada a maior indústria geradora de empregos e mola propulsora da economia de  Natal, deixou o legislativo natalense mais vigilante e atento para auxiliar o poder público e a iniciativa privada na promoção da capital como um dos maiores destinos turísticos do Brasil.

Dentre as leis aprovadas, estão a que dispõem sobre a Criação do Conselho Municipal de Turismo, do Fundo Municipal de Turismo, do Centro Municipal de Turismo e incentivo a calendários turísticos religiosos, com destaque para a aprovação da Revisão do Plano Diretor de Natal (PDN), no final de 2021. A Revisão do Plano Diretor poderá trazer incentivos para regiões turísticas importantas para a cidade, como a Via Costeira, dentre outras.

“A Câmara de Natal considera a aprovação da Revisão do PDN um marco para o crescimento do turismo, através da criação de novos projetos e polos turísticos e novos negócios, nos próximos anos. Essa nova legislação foi amplamente debatida com a sociedade civil organizada, ONGs, movimentos populares, instituições de classe, empresários e com o poder público. No plenário da Câmara, foram feitos os ajustes necessários através de 236 emendas propostas pelos parlamentares, ao projeto encaminhado pela gestão municipal, visando a garantia do bem-estar da população em consonância com o desenvolvimento e a preservação ambiental”, informou a instituição.  

O trabalho levou, os vereadores natalenses a serem homenageados, em abril deste ano, pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN). Na ocasião, 11 parlamentares receberam uma comenda em retribuição ao trabalho desenvolvido em benefício do turismo de Natal, como a destinação de emendas parlamentares. Ao longo dos anos, foram aprovados mais de 100 projetos de lei voltados para a área que é um dos mais importantes geradores de emprego e renda em Natal e em todo o estado, também segundo a Câmara.

Tribuna do Norte/Foto: Alex Régis

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