ABIHRN

Hotelaria comemora impacto positivo dos Jogos Escolares da Juventude

Natal se despede da maior edição dos Jogos Escolares da Juventude

Realizado em Natal (RN), evento contou com o apoio da ABIH-RN que recebeu jovens com idade entre 12 e 17 anos

Cerca de 5 mil alunos de 2.157 escolas públicas e privadas de todos os estados do País participaram da edição deste ano dos Jogos Escolares da Juventude, a maior da história do evento. Realizada em Natal (RN), a competição, que contou com o apoio da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), foi encerrada neste domingo (25) e reuniu, pela primeira vez, as duas faixas etárias (12-14 e 15-17 anos) em uma única etapa nacional.

Um evento que movimentou a indústria do turismo na capital potiguar. Durante os Jogos, iniciados no dia 12 deste mês, foram servidas mais de 83 mil refeições no restaurante montado no Centro de Convenções de Natal. Ao todo, 16 hotéis foram utilizados, com mais de 36 mil diárias contratadas, em 16 hotéis da capital e um investimento de R$ 9,5 milhões pelo COB. Ainda foram usados 60 carros, 29 vans, 85 ônibus e nove caminhões com sete toneladas de equipamentos.

Para o presidente da ABIH-RN, José Odécio Jr, o resultado de todo o esforço feito para trazer o evento à cidade foi muito bom. “Estamos muito felizes com o resultado de mais esse trabalho em busca de fomentar a economia turística do nosso estado. Uma ação que gerou bons frutos para a economia local e movimentou toda a hotelaria. Com certeza repetiremos isso mais vezes durante os próximos anos”, declarou.

“A parceria com a ABIH/RN foi de extrema importância pois antes de candidatar o estado me fizemos uma reunião com o presidente e apresentamos o projeto dos jogos que de pronto nos atendeu. Está parceria com a rede hoteleira foi um dos fatores decisivos para a escolha de Natal como sede. Graças a Deus realizamos a maior edição dos jogos escolares da juventude onde todos os participantes saíram encantados com a nossa cidade o nosso Estado e a hospitalidade com que todos foram recebidos”, destacou Cezar Nunes, Coordenador Local dos Jogos Escolares da Juventude. Já o Coordenador Geral dos Jogos pelo COB, André Mattos, destacou o impacto do evento na economia local. “Acho que o mais importante para a cidade foi, principalmente, o investimento direto que o Comitê Olímpico Brasileiro faz na rede hoteleira e outros serviços na cidade, que são impactados com a vinda de cerca de 6 mil pessoas vindas para Natal nesse período, movimentando a economia local. A gente está muito feliz também com toda a estrutura que foi disponibilizada e prontos para voltar, no dia em que Natal se interessar de novo de receber o evento, viremos de braços abertos e muito felizes”, declarou.

Estiveram em disputa 14 modalidades, como basquete, handebol, ginástica rítmica, natação e judô. Além dos estudantes atletas, marcaram presença na capital potiguar os embaixadores dos Jogos: Daniele Hypolito (ginástica artística), Joanna Maranhão (natação), Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Tiago Camilo e Duda Vaz (judô), Magnólia Figueiredo (atletismo) e Fabi Alvim (vôlei), além dos professores Carol Mendonça (língua portuguesa) e Rodrigo Sacramento (matemática). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005.

 

O Evento

Também participaram das atividades 464 árbitros, 220 voluntários (sendo 90 militares das três Forças Armadas), técnicos e observadores de oito confederações esportivas e uma equipe convidada do Japão, composta por 25 integrantes, em uma iniciativa que faz parte do intercâmbio com as cidades que vão receber o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.