Uma recente pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) revelou que os brasileiros estão cada vez mais confiantes e animados para realizarem a próxima viagem. Segundo o estudo Consumer Sentiment, que ouviu 1,5 mil brasileiros entre 18 e 22 de junho deste ano, 70% deles pretendem viajar na primeira oportunidade que tiverem. O cenário atual é bastante diferente – e muito mais otimista – daquele registrado há um ano, quando a mesma pesquisa mostrou que 76% dos brasileiros não tinham a menor intenção de viajar, mesmo para destinos próximos.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o avanço da vacinação foi decisivo para a mudança de comportamento do brasileiro. “Mais de 150 milhões de brasileiros já foram imunizados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Esta conquista do governo federal foi crucial para aumentar a confiança dos viajantes e voltar a movimentar a engrenagem do turismo brasileiro”, afirmou o ministro.
O resultado da pesquisa do BCG reforça ainda a tendência do turismo doméstico e de proximidade no país: 26% dos turistas entrevistados afirmaram que querem viajar pelo Brasil, contra 19%, que preferem realizar uma viagem internacional. Já 25% dos entrevistados planejam realizar a próxima viagem de carro e 45%, de avião.
RETOMADA – O turismo brasileiro vem registrando índices crescentes nos últimos meses. A movimentação econômica do setor registrou, em agosto, um crescimento de 4,6% frente ao mês anterior – quarta taxa positiva seguida. Assim, entre maio e agosto o acúmulo aponta uma alta de 49,1%.
No último feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, os aeroportos brasileiros registraram mais de 1,7 milhão de passageiros e a taxa de ocupação hoteleira ficou acima dos 75% no período, segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo.
No início deste mês, o governo federal aprovou a volta dos cruzeiros marítimos na costa brasileira, dando sinal verde para a retomada de uma importante atividade do turismo náutico do país. A volta dos navios, que deve ocorrer em novembro, vai injetar R$ 2,5 bilhões na economia nacional e gerar cerca de 35 mil empregos. Para a temporada 2021/2022, estão previstas sete embarcações, responsáveis por ofertar mais de 566 mil leitos, maior oferta dos últimos quatro anos.
Ministério do Turismo