As ações de promoção dos destinos potiguares, aliada ao trabalho continuado de infraestrutura turística, tem mantido perspectivas de crescimento do turismo do Rio Grande do Norte, apesar das crises internas pelas quais estamos passando. Contudo, o mercado internacional tem reagido bem no primeiro semestre, chegando a um aumento medio de 19,56% em relação ao mesmo período de 2017, segundo dados da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte.
Segundo a Polícia Federal, o aumento de 19,56% de estrangeiros entre janeiro e maio de 2018 corresponde a 13.629 turistas internacionais, sendo 2.230 a mais do que o mesmo período em 2017. O número representa uma injeção de aproximadamente R$ 5,5 milhões a mais na economia potiguar. A Associação de Indústria da Hotéis do Rio grande do Norte, ABIH-RN, é uma apoiadora de ações constantes de divulgação do destino em todo o território nacional e também internacionalmente. “Temos sempre buscado criar parcerias e ações que incentivem a divulgação do nosso Estado em vários lugares, através de workshops, capacitações, feiras e muitas outras ações. Ano passado fizemos evento em duas cidades do Paraguai, no Uruguai e este ano participamos, junto com as Prefeituras de Maxaranguape e Tibau do Sul, da Feira da Holanda, alem de participação efetiva nas feiras de Lisboa e Buenos Aires. É importantíssimo que o mercado turístico potiguar esteja sentindo o resultado positivo desse trabalho, mas ressalto a necessidade de continuarmos a investir nas ações de promoção e divulgação, e termos mais apoio dos demais entes públicos”, declarou o presidente da ABIH-RN, José Odécio Júnior. “Temos assistido aumentos continuados no número de turistas ao longo desta gestão, seja no mercado nacional ou internacional. Esses dados reforçam o acerto em nossa política de divulgação, mas temos a ciência de que precisamos explorar outros mercados para um crescimento ainda mais substancial”, aponta o secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar. A Argentina se mantém na liderança com 5.059 turistas e crescimento de 61,5% em relação ao ano passado. Portugal também permanece na segunda colocação, seguido por Itália, Espanha, França e Alemanha. Na sequência, a Suíça, com crescimento de 71%. “Esses dados apontam presença maior de estrangeiros justo nos países onde apostamos a divulgação dos nossos destinos. Ou seja: é um crescimento fruto do trabalho realizado, planejado. No turismo nada acontece por acaso”, destaca o presidente da Emprotur, Rogerinho Pessoa. Apenas neste ano, o Rio Grande do Norte através do Governo e hotelaria estiveram presentes em eventos turísticos na Holanda, Espanha, Portugal (duas vezes) e Alemanha. Em maio, protagonizou o Meeting Brasil – Missão Rio Grande do Norte, com presenças no Uuruguai, Argentina (três cidades) e Paraguai. |