ABIHRN

O Fortalecimento da agricultura familiar deu o tom do último dia do 8º Festival de João Pessoa

Neste sábado (20), último dia da 8ª edição do Festival JPA, evento que vem firmando-se como um dos mais importantes da região para o trade turístico, e que o RN marca presença desde 2011, a agricultura familiar teve um destaque especial, a partir de um desafio de produtores rurais ao chef de cozinha Léo Qualhada, de Teresópolis – RJ. O cozinheiro teria de fazer um prato com produtos advindos apenas da feirinha montada no local, e o resultado não poderia ter sido melhor:  arroz vermelho com galinha de capoeira, polenta com bode puxado no mel e brigadeiro com geleia de palma.

“É preciso pensar fora da caixa para mostrar a riqueza da agricultura familiar em todo o Brasil. É mágico transformar esses alimentos produzidos com tanto suor e luta, em pratos maravilhosos”, disse o chef fluminense.

O secretário da Sethas e Coordenador do Governo Cidadão, Vagner Araújo reforça que a participação nas feiras – mais importantes do Brasil e do mundo – ocorre diante da busca em fortalecer a Agricultura Familiar, por meio do fomento ao turismo. “Gerar o desenvolvimento sustentável de todas as regiões do Rio Grande do Norte é uma das metas do RN, e por meio do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial conseguimos este feito, a partir do momento que apresentamos não apenas nossos destinos turísticos com gastronomia, religião e aventura,  mas quando mostramos  toda a riqueza que produzimos, abrindo cada vez mais o mercado para os nossos produtores”, explicou Vagner.

No estande do RN, estampado com a campanha #TudoComeçaAqui, teve grande movimentação e busca,  principalmente por agentes de viagens da Paraíba.

“É interessante para nós, vendermos pacotes que fortaleçam o turismo rodoviário que é mais em conta e proporciona acesso às belezas do RN a uma parcela da população que muitas vezes ficava de fora. E num momento de crise é uma saída para quem quer curtir as férias gastando menos”, finalizou a turismóloga  Maria Fernanda Gomes.

Do Rio Grande do Norte também estiveram presentes as Prefeituras de São Miguel do Gostoso e Santa Cruz.