ABIHRN

Passagens “salgadas” para Natal preocupam hoteleiros e viram pauta do novo governo

Tema já foi discutido pelo trade turístico com a governadora eleita, que prometeu estudar o problema à luz de informações financeiras mais exatas

A governadora eleita Fátima Bezerra colocou na sua lista de prioridades uma conversa com as companhias aéreas para estudar possibilidades de uma redução das tarifas para Natal, consideradas altas e que afugentam turistas, especialmente do Sul e Sudeste, na alta temporada.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no RN (ABIH), José Odécio, que discutiu o assunto com a governadora eleita, a alta temporada deverá manter um índice histórico de 80% de ocupação da rede, mas esse percentual poderia ser melhor não fossem os preços salgados da passagem aérea para Natal.

“Posso dizer que enquanto uma ‘perna’ [trecho] de passagem para cá custa, por exemplo, R$ 1 mil. Aqui na vizinha João Pessoa ela sai pela metade desse valor e eu realmente não sei por que isso acontece”, afirmou Odécio.

A redução do preço do querosene de aviação, o QAV, insumo produzido na refinaria Clara Camarão, em Guamaré, é atualmente de 12% para as companhias aéreas – percentual que já chegou a 25% no passado.

O tema já foi discutido diretamente pelo trade turístico de Natal com a governadora eleita, que prometeu estudar o problema à luz de informações financeiras mais exatas, hoje em estudo pelo grupo de transição.

Esta semana, uma fonte ligada a este grupo queixou-se que as informações ainda chegavam em conta gotas ao grupo de transição do futuro governo. “Sabemos que não é má vontade, mas esperamos ainda esta semana agilizar o trabalho quando as informações começarem a fluir com mais agilidade”, comentou.

 

Fonte: Agora RN