O Grupo Vila Galé, um dos maiores de Portugal na área hoteleira, apresentou nesta terça-feira, 25, o projeto de resort que representa um investimento de R$ 100 milhões (28 milhões de Euros) no Rio Grande do Norte.
O governador Robinson Faria participou da cerimônia de lançamento do empreendimento e disse que, a depender dele, as obras começariam hoje mesmo. Ele aproveitou o evento para anunciar também a chegada de quatro novos voos para o RN, saídos de Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo e Brasília.
O resort de grande porte do Vila Galé será erguido em Touros e deve gerar 400 empregos diretos. O grupo já possui sete empreendimentos no Brasil e 20 em Portugal. O início da operação está previsto para 2017. O Resort Vila Galé Touros, de frente para a praia, ocupará uma área de 4,5 mil hectares com perspectiva de ser um empreendimento sustentável.
Vai dispor de várias áreas de lazer com centro náutico, centro de convenções, campo de futebol, campo multiuso, campo de tênis e três piscinas exteriores, uma delas com tobogã para crianças, além de 466 quartos, três restaurantes, 5 bares e um SPA.
Robinson Faria compareceu ao coquetel oferecido às autoridades do Estado após a coletiva e se mostrou satisfeito com a chegada do investimento. O governador disse que o Executivo vai se empenhar para agilizar tudo o que for preciso para garantir que o investimento do grupo português se consolide no Rio Grande do Norte.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, “o novo hotel Vila Galé Touros é um grande resort de “all inclusive” com o mesmo conceito dos Hotéis Vila Galé Marés, Guarajuba, Bahia e Vila Galé Cumbuco no Ceará, junto a uma praia maravilhosa”. Com 29 anos de experiência, o Grupo Vila Galé é responsável pela gestão de 27 unidades hoteleiras, sendo 20 em Portugal e 7 no Brasil, contando hoje com 1.700 funcionários. “Terá cerca de 450 apartamentos e 4 chalés, 4 restaurantes, Buffett e à La carte, 1 grande Centro de Congressos e Eventos com 2.000 m², 4 bares, 1 SPA Satsanga, com piscina interior aquecida, área desportiva com tênis, quadra polidesportiva, futebol society, Academia, Clube do NEP (kid’s club), grande área para animação, 3 piscinas exteriores, 1 delas com escorrego para crianças”, explicou.
De acordo com ele, os projetos foram entregues este mês para licenciamento e as obras devem ter início em 60 dias após a aprovação, com uma duração máxima de 2 anos. A expectativa de Jorge Rabelo de Almeida é de que as obras sejam iniciadas até janeiro. O diretor do Idema, Rondinelle Oliveira, diz que o prazo é razoável. Oliveira explicou que o terreno em que vai ser construído o resort já possui a viabilidade ambiental, que é resultado de um processo iniciado anos atrás por outro empreendedor. “Então a licença de instalação é uma consequência desta primeira”, completou, esclarecendo que, concedida a permissão de instalação, as construções já podem ser iniciadas.
Robinson Faria também se mostrou satisfeito com o prazo estipulado pelo grupo. “Por mim começava amanhã”, sorriu. Segundo o diretor do grupo, a escolha do Rio Grande do Norte para a instalação desse empreendimento se deu – inicialmente – com base em três motivos: “Vontade da Vila Galé continuar a crescer no Brasil no segmento dos Resort’s, onde é já hoje a principal operadora; carência absoluta no Estado de uma infraestrutura hoteleira com este porte e este padrão de qualidade, que bem se justifica num Estado com o potencial turístico do Rio Grande do Norte; e excelente acessibilidade viária, proximidade do novo e excelente Aeroporto de São Gonçalo do Amarante”.
Apoio no RN
O diretor fez questão de destacar ainda apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Touros. Ele argumentou que também foi levada em consideração a própria qualidade de vida oferecida pela região onde o empreendimento será instalado. “Enquadramento num grande projeto imobiliário turístico – principado de Touros, numa área total de 4.500 ha, com uma praia extraordinária, com a envolvente ambiental bem preservada, com características bem tradicionais rodeadas por pequenas cidades pesqueiras”.
Jorge Rebelo de Almeida explicou que o Resort Vila Galé Touros será voltado aos públicos brasileiro e estrangeiro, das classes A e B. ele aposta que por conta da desvalorização do Real “vai aumentar muito a procura pelo mercado interno de férias/lazer”. “No entanto, apostamos também na captação de turistas europeus, dado que com a variação cambial o Brasil ficou bem mais atrativo para o turista internacional e estes Resort’s Vila Galé, com elevado padrão de qualidade, correspondem bem à procura internacional”, disse.
Investimento é comemorado
O coquetel oferecido no Ocean Palace teve a presença de muitas autoridades e pessoas ligadas ao setor do turismo. O diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis do RN (ABIH), Marcio Guedes, disse que a proposta portuguesa vem engrandecer o estado potiguar e incrementar a rede hoteleira.
Fonte: Novo Jornal