O Seminário realizado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, nessa sexta-feira, na Assembleia Legislativa “Turismo como Fator do Desenvolvimento do RN”, contou com a presença de representantes das principais associações e entidades do setor turístico.
O presidente a Comissão de Turismo da Câmara Federal, o deputado Alex Manete (PPS), ressaltou o turismo como uma grande ferramenta para se superar a crise econômica do País, “é a ferramenta do desenvolvimento. Estados como o Rio Grande do Norte e cidades como Natal tem uma beleza que pode ser melhor aproveitada, independente das crises”.
Márcio Guedes, diretor executivo da ABIH-RN, destacou a importância do Seminário pela presença da classe política, através da Comissão de Turismo da Câmara Federal, “esse tipo de discussão realizada pela Comissão é importante , uma vez que temos toda a classe política voltada para encontrar uma saída para tirar o Brasil, o Rio Grande do Norte da crise, e o caminho, é o turismo. Vemos isso no governo Robinson Faria, o seu governo colocou o turismo como uma das suas pastas primordiais, o que poderá ajudar nas soluções de problemas emblemáticos na saúde, educação e segurança, uma vez que o retorno do segmento turístico ocorre imediatamente”.
O seminário contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves e foi uma iniciativa do deputado federal Rafael Motta (PROS), integrante da Comissão de Turismo e mediador dos painéis apresentados, além da participação dos deputados, prefeitos e secretários municipais.
O ministro do Turismo citou dados que mostram o potencial do setor para a economia. Henrique Eduardo Alves afirmou que o turismo precisa ser mais valorizado e reafirmou o potencial de Natal para a atividade e comparou as belezas naturais de Natal com Cancún, no México, que possui 15 quilômetros de praia e gera 11 bilhões de dólares na receita do País. “Quantas ´Cancuns não poderíamos ter aqui no Rio Grande do Norte?” questionou.
“A fala do ministro foi muito significativa, pois mesmo em pouco tempo a frente da pasta ele enxergou o potencial do segmento Rio Grande do Norte, e está focado em colocar isso em prática. Principalmente porque a nossa rede hoteleira está pronta para receber o dobro dos turistas que já visitam o Estado”, acrescentou Márcio Guedes.
Sobre o hub, Márcio acredita que essa conquista representará um grande avanço no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, “será a maior conquista que o Estado poderá ter na fomentação da economia nos últimos tempos. Nós que representamos a classe hoteleira no RN estamos bastante otimistas e participando das reuniões estratégicas que estão sendo realizadas pelo governo. Com isso parabenizo a ação do deputado Rafael Motta em trazer um seminário deste porte para o nosso Estado”.
Ao final do seminário, Rafael Motta avaliou o evento como positivo, por reunir as principais entidades ligadas ao setor e afirmou: “É como otimismo que vivemos esse momento, por ter um ministro potiguar na pasta do Turismo, no momento em que sabemos que o retorno do investimento na atividade é incalculável”, disse.