No esforço para juntar a lembrança histórica a uma realidade que se apresenta sempre em mutação, ano após ano, a Revista Foco agora em 2017 instituiu um troféu alusivo à data, o “7 de Agosto”, que será entregue em evento comemorativo no Auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) no dia 25 deste mês. Na oportunidade serão homenageados os destaques do ano nos vários segmentos da sociedade, escolhidos por jornalistas do Rio Grande do Norte.
A data de aniversário do Rio Grande do Norte, 07 de agosto, tem um valor histórico que não deve passar por qualquer tipo de discussão. O Estado surge oficialmente nesta data, mais precisamente no dia 07 de agosto de 1501, e com ele nasce também, em termos jurídicos, o Brasil. Foi nessa data que a frota portuguesa composta por três caravelas, comandada por André Gonçalves, contando com as presenças de Gaspar de Lemos e do cosmógrafo florentino de Firenze, Américo Vespúcio, desembarcou na orla marítima de Touros, área hoje localizada no município de São Miguel do Gostoso, nas proximidades de Pedra Grande, litoral norte do RN. No local de desembarque, André Gonçalves ordenou a fixação em solo do Rio Grande do Norte e brasileiro, de um marco de posse colonial da coroa portuguesa, estrutura de pedra com a cruz de malta posteriormente chamada de “Marco de Touros”.
A frota saiu de Portugal em 14 de maio de 1501, passando depois pelas Ilhas Canárias, Senegal, e chegando ao litoral brasileiro 64 dias depois, exatamente na orla marítima de Touros, no dia 07 de agosto de 1501.
A fixação do marco na praia de Touros representa, como nenhum acontecimento, o início da história oficial do RN e o começo em termos jurídicos da própria história do país. O marco colonial de Touros é o primeiro implantado pela coroa portuguesa em todo o território brasileiro e é também o símbolo oficial de posse. O Marco de Touros, estrutura histórica emblemática, é um símbolo de posse que mede 1,62 metros de altura, 32,5 centímetros de largura e 25 centímetros de espessura. É confeccionado com mármore de Lisboa e traz esculpida a Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a famosa Cruz de Malta, e as armas do rei de Portugal.
A data de 07 de agosto é instituída como o aniversário do Rio Grande do Norte, em termos legais, a partir de estudos desenvolvidos pelo historiador Marcus César Cavalcanti de Morais, com a participação do então presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Enélio Lima Petrovich. Esses estudos embasaram o projeto de lei de autoria do então deputado estadual Valério Mesquita. O projeto de lei, aprovado pela Assembleia Legislativa, foi sancionado pelo então governador Garibaldi Alves Filho, se tornando a Lei nº 7.831 de 30 de maio de 2000.
Em sua trajetória de 16 anos de existência, a Revista Foco Nordeste, liderada pelo historiador Marcus César Cavalcanti de Morais, tem buscado dar visibilidade com eventos, entrevistas e reportagens, a data de aniversário que marca o surgimento do Rio Grande do Norte. É um esforço muitas vezes solitário, mas que serve para trazer à superfície a lembrança de um fato que tem a dimensão de significar o começo de toda a trajetória histórica do Estado. A data de 07 de agosto e o Rio Grande do Norte representam uma união irreversível construída pelo fato histórico determinante e insubstituível que dá surgimento oficial ao Estado.
Jornalistas escolhem
Participaram da votação jornalistas convidados, colaboradores e parceiros da Revista Foco Nordeste: João Maria Medeiros, Flavio Marinho,João Bezerra de Medeiros Filho. Aneli Medeiros, Isaías Oliveira, Liszt Coutinho Madruga, Luciano Kleiber, Danilo Bezerra, Thalita Freitas, Hilneth Correia, Fernanda Souza, Tadeu Oliveira, Miguel Dantas Neto, Marcus César Cavalcanti, Jorge Ivan Barbosa, Liege Barbalho, Ana Luiza Câmara, Flavio Rezende, Gerson de Castro, Rosemilton Silva.
Os destaques
Como destaques do Ano, para receberem o troféu “7 de Agosto”, foram escolhidos no segmento do Comércio o empresário Antônio Gentil (Gentil Negócios); no segmento da Indústria: Antonio Leite Jales (Sterbom); no segmento de Serviços o destaque é Jonas Alves (JMT).
No Turismo o nome é de Abdon Gosson – importante destaque do segmento, é presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RN), diretor da Arituba Turismo e do Hotel Majestic. No segmento de Agronegócios, destaque para Marcelo Passos – é o presidente da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc).
No âmbito da esfera pública, os jornalistas escolheram como destaques: no Parlamento Municipal, a vereadora Júlia Arruda (PDT). O destaque no Parlamento Estadual, foi o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do RN. No Parlamento Federal, o destaque é do deputado Rogério Marinho (PSDB), em seu terceiro mandato, é o atual relator das leis de modernização trabalhistas. No Executivo Municipal – o destaque, segundo os jornalistas, é o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. No Executivo Estadual – recebe o troféu 7 de Agosto, o governador Robinson Faria.
No Poder Judiciário , destaque para o desembargador Cláudio Santos, ex-presidente do Tribunal de Justiça do RN (biênio 2015-2016) e atual presidente da Escola de Magistratura do RN. No Ministério Público, o destaque foi para Gilka da Mata, promotora de justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Natal desde maio de 2004.
Os jornalistas escolheram também quais as instituições não governamentais que se destacam, por suas iniciativas e atividades de interesses coletivos na sociedade local, considerando vários segmentos.
No Turismo – a instituição destaque é a ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – RN), entidade que defende os interesses do turismo do Rio Grande do Norte. Seu trabalho permanente é apoiar o desenvolvimento do turismo no Estado, divulgando, articulando eventos, e dando apoio técnico e institucional aos seus associados e empresários da hotelaria.
Na Saúde – destaque para o CACC Durval Paiva (Casa de Apoio à Criança com Câncer).
Na Educação, destaque para a Legião da Boa Vontade RN.
Na Cultura – o destaque é da Cosern (Companhia Energética do Rio Grande do Norte), com ações de estímulo que chegam a diferentes regiões do Estado.
No Meio Ambiente, destaque para a ONG Baobá, que desde sua criação na cidade de Natal, em outubro de 2003, tem atuado no trabalho de informação e de formação visando uma consciência de preservação ambiental no Estado.
No Empreendedorismo, o destaque fica por conta do Sebrae RN.
Na Qualificação Profissional, o destaque foi para o Senac RN.
No Cooperativismo, o destaque é da Sescoop/RN.
No Comércio, a instituição destaque é a Fecomércio RN, sistema que congrega também o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (SESC).
Na Indústria, o destaque é da FIERN (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte).
No Agronegócio, a instituição destaque é a Faern (Federação da Agricultura e da Pecuária do Rio Grande do Norte).
No Transporte, o destaque é do Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal).
FONTE: Revista FOCO