O presidente José Odécio Júnior, participou do Encontro dos Profissionais do Turismo de Natal, promovido pela jornalista Cristina Lira.
Durante sua apresentação, José Odécio ressaltou a importância da ABIH em prol do turismo do Rio Grande do Norte, e todo o trabalho que é desenvolvido com os associados.
Destacou a importância de se compreender que, sendo o Turismo uma das mais importantes atividades econômicas do RN, precisa que haja uma política de Estado voltada ao seu desenvolvimento e apoio, não podemos depender da boa vontade do governante de plantão. E nesse aspecto, a ABIH vem lutando para que o turismo tenha papel de destaque nas políticas publicas.
Ele também ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado em investir e divulgar o destino, uma vez que o turismo é a atividade que mais rende empregos diretos e indiretos, “o turismo engloba mais de 52 atividades econômicas, desde as mais simples, como o comercio ambulante da praia, até a hotelaria, o restaurante”, e pode, frente a um momento de crise como este, fazer toda a diferença na geração de emprego e renda, frisou.
O momento, apesar da crise econômica que o país atravessa, pode ser muito bom para o turismo do Rio Grande do Norte, pois a desvalorização do Real fará com que os brasileiros, que antes viajavam para o exterior, passem a viajar dentro do Brasil. Contudo, é preciso sermos ágeis e competentes para atrair esses turistas.
“Vale destacar o empenho do Secretário Estadual de Turismo, Ruy Gaspar, e da presidente da Emprotur, Ana Costa, que a despeito das limitações financeiras do estado, veem realizando um grande trabalho para divulgar e fortalecer o turismo do Rio Grande do Norte. A ABIH já fez parceria com a Emprotur, Prefeitura do Natal, Convention Bureau de Natal e Fecomércio, o que permitiu participarmos de vários eventos nesse ano, e, para o segundo semestre, a pauta de eventos tá bem intensa”, disse José Odécio.
Foi muito importante a iniciativa do Governador em reduzir a alíquota do ICMS do Querosene de Aviação, tendo em vista que outros estados do Nordeste já haviam feito, e o RN estava perdendo competitividade. Tal fato permite ao RN ser mais competitivo, tanto é assim, que já colhemos os frutos dessa medida, como o voo direto de Buenos Aires, Argentina, e o Voo de Milão, na Itália, para Natal.
De acordo com dados da ABIH/RN, o fluxo de turistas no RN, no primeiro semestre deste ano, teve crescimento de 12,5% no comparativo com igual período do ano passado. José Odécio também ressaltou a qualidade da nossa rede hoteleira, “possuímos a melhor rede hoteleira do Nordeste”, entretanto, nossas tarifas, se comparadas aos nossos concorrentes diretos, é uma das menores do Nordeste, mas é preciso recuperar nossos preços, haja vista o aumento nos custos de nossos insumos, sob pena de não podermos manter a qualidade de nossos hotéis.
Outro tema abordado foi o Hub da Tam, “se conseguirmos o Hub, sem dúvidas será um grande salto, nao só para o turismo, mas para toda a economia do Rio Grande do Norte. Contudo, para isso, além das qualidades técnicas do nosso sítio aeroportuário, é preciso, também, que haja união da classe política em torno dessa luta. Vamos esquecer as diferenças políticas, esse é um momento importante para o nosso Estado. Com o HUB, haverá um incremento imediato de novas rotas internacionais e nacionais para Natal. Esse HUB colocará Natal no mapa da aviação mundial, e trará muitos turistas e negócios para o nosso estado”, concluiu.
Além de José Odécio, a edição do mês de agosto, contou também com a palestra da diretora do Aquário Natal, Adilene Brandão.
Adilene Brandão abriu o evento contando a história do Aquário. Fundado em 1999, o local tem como foco a preservação ambiental, um trabalho todo voltado para a conscientização ambiental.
O Aquário conta hoje com cerca de 60 espécies de animais, entre eles tubarões, pinguins, peixe, além de zoológico, onde os visitantes podem vê jacarés, macacos, hipopótamo e outras espécies.
José Odécio colocou-se a disposição do Aquário, através da ABIH, para que o local seja divulgado não só entre os associados, mas também nas feiras de turismo.
O evento contou também com a presença do diretor executivo da ABIH-RN, Marcio Guedes, do vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho, do vereador Felipe Alves, do Diretor da ABIH Mardônio Fialho, do secretário de turismo de Tibau do Sul e Pipa, José Macena, do assessor da secretaria de turismo de Tibau o Sul, Francisco Soares Junior, Dorinha Nascimento, gerente de contas representando o SERHS Natal Grand hotel, além de demais participantes de diversos setores ligados ao turismo.