ABIHRN

Setor hoteleiro no RN quer investir mais

Reprodução
Reprodução

 

Se depender do segmento de hospedagem, o primeiro semestre do ano será de boas perspectivas para o setor de turismo. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com 682 empreendimentos revela que 67,6% dos empresários pretendem realizar investimentos nos próximos meses e 47,8% vislumbram aumento de faturamento, configurando os maiores percentuais de otimismo verificados desde o início da pesquisa em janeiro de 2018.

Entre as regiões brasileiras, o Norte, com 21,2% de respostas positivas, aparece com o maior percentual de empresários, que projetam investir nos estabelecimentos até julho deste ano, seguido do Centro-Oeste, com 19,9% de certeza. No entanto, quando avaliados os resultados dos estados, Pernambuco (25%), Rio Grande do Norte (23,1% investirão com certeza e 53,8% provavelmente irão investir) e Minas Gerais (22%), saem na frente na confirmação de aportes no período. Os percentuais ficam ainda mais expressivos, acima de 74%, quando somados os índices de certeza com o de probabilidade de investimentos.

Em relação ao faturamento, 19,2% dos empresários do Rio Grande do Norte projetam aumento acentuado, enquanto 23% esperam crescimento moderado.

No Brasil, a elevação do grau de otimismo entre os hoteleiros ocorreu em relação a seis dos setes itens pesquisados pela equipe técnica de turismo. Depois do faturamento e da pretensão de investimentos, o maior percentual de expectativas positivas no quarto trimestre (44,8%) ocorreu no quesito demanda por serviços ofertados. Em seguida, com 43,4%, vem o crescimento da demanda pelo destino onde o empreendimento está localizado.

 

Fonte: Tribuna do Norte